Patrulha de prevenção aos incêndios em vegetação

Início / Notícias Criado em: 14-09-2021 às 11h:00

Teve início nesta semana, as patrulhas de prevenção à incêndios florestais na cidade de Governador Valadares. O objetivo da patrulha é conscientizar a população da importância de não atear fogo em lixo (para os moradores de áreas urbanas) e em pastagens (moradores da zona rural).

Com o clima seco, baixa umidade do ar e ventos fortes, qualquer fagulha pode se tornar em um incêndio fora de controle.

Governador Valadares registrou até julho de 2021, 110 ocorrências de incêndio em vegetação, sendo que só o mês de agosto foram atendidas 71 ocorrências, um aumento assustador, como apontou o capitão Carlos Henrique Viana, chefe da Seplan do 6° Batalhão de Bombeiros Militar (6ºBMM), um dos participantes da ação de educação e prevenção.

A primeira localidade que foi visitada pela patrulha, foi o distrito de Derribadinha, localidade que compreende uma extensa área da zona de amortecimento do Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna.

O ponto de encontro foi o Parque Natural Municipal, de onde o comboio partiu sentido ao distrito.

Foi realizada uma carreata com carro de som e panfletagem na comunidade, que contou com a presença dos seguintes órgãos: Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Militar de Minas Gerais, Tiro de Guerra, Instituto Estadual de Florestas, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sindicato Rural.

Mobilizações semelhantes acontecerão durante todo o mês de setembro.

O evento respeitou as normas de enfretamento à covid-19.