A manhã da última quarta-feira (21), no auditório da FIEMG-Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - Vale do Aço, foi marcada pela solenidade de Passagem de Comando do Décimo Primeiro Batalhão de Bombeiros Militar, sediado em Ipatinga/MG. A Cerimônia assinala a troca e assunção da liderança da unidade, visando a alternância e renovação nas funções. Após oito anos à frente do Décimo Primeiro Batalhão, deixa o atual Comando o Tenente-Coronel Alexsandro Carlos de Oliveira Nunes e assume o cargo a Tenente-Coronel Janine Gonçalves de Faria Rocha.

Estiveram presentes na solenidade, o Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho - Comandante Geral do CBMMG, Coronel BM Kênia Prates Silva Maciel de Freitas - Corregedora do CBMMG, Coronel BM Stella Coeli Flori Maciel Nunes Vieira - Diretora de Logística e Finanças. Também participaram Coronel PM Juliano Fábio Lemos Dias – Comandante da 12ª RPM, Tenente-Coronel PM Erbert Evangelista Amâncio de Souza – Comandante do 14º BPM, o Prefeito Municipal de Ipatinga Gustavo Morais Nunes, dentre vários Autoridades Civis e Militares de toda Região Atendida pelo 11ºBBM.

Também estiveram presentes na Solenidade os Ex-Comandantes: Coronel Altamir Penido da Silva, Coronel Silvane Givisiez, Tenente-Coronel Neri de Mattos, Capitão Rubens Alves e Capitão Hoberdan Inácio da Silva, que em determinado momento da solenidade assumiram posição de destaque por já terem sido Comandantes da Unidade. Dada a oportunidade à fala, o Tenente-Coronel Nunes agradeceu ao Comandante Geral do CBMMG pela oportunidade e o privilégio de ter comandado o 11º Batalhão BM. Também agradeceu à diversas autoridades do poder Executivo, Legislativo e Judiciário pelo apoio e parceria que sempre tiveram, e ressaltou que só foi possível crescer e avançar na qualidade dos serviços e no os trabalhos prestados à população em toda Região atendida pela Unidade com o apoio de todos, e que passa o Comando com a sensação de dever cumprido.

Do mesmo modo a Tenente-Coronel Janine, agradeceu ao Comandante Geral do CBMMG a oportunidade de receber o Comando do 11º Batalhão BM, reafirmando o compromisso em continuar trabalhando diuturnamente para o crescimento e pela excelência dos serviços prestados pelo CBMMG à população de toda Região, pois sabe que terá grandes desafios, mas tem ao seu lado uma tropa que está pronta para lhe auxiliar a continuar prestando sempre o melhor atendimento à sociedade mineira, em especial à do Vale do Aço e toda Região de articulação do 11ºBBM.

O comandante-geral do CBMMG, Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, fez uso da palavra para destcar a grande importência do trabalho dos comandantes:

A palavra aqui, ela é em importantes momentos. Primeiro, dizer a você, Tenente-Coronel Nunes, que a história ela fala por si só. E quando você chegou como capitão, era uma realidade diferente, e eu não tenho dúvida do que foi a transformação de Ipatinga com a unidade do Corpo de Bombeiros. Não só na sua característica e com a autoridade operacional, mas como importante ator aqui na região. Então, no dezembro de 2018, foi levada a categoria de batalhão, foram os dois últimos batalhões a serem levados à instituição, o 11º BBM aqui em Ipatinga, e o 12ºBBM em Patos de Minas, sendo um desafio enorme.

Então Nunes, não tenha dúvida, a sua história está marcada aqui no 11ºBBM, desde a companhia orgânica, até batalhão, ela tem a sua marca, ela tem a sua característica, eu não tenho dúvidas nenhuma do que você representou, mas sim que são feitos para serem iniciados e terminados, e você agora já vai estar lá em Governador Valadares, para realizar esse papel tão importante e que a gente custou a ter essa vaga de ter o subcomandante operacional para podermos ter essa gestão mais humanizada, mais administrativa junto aos comandantes operacionais. Então, queria realmente parabenizar e te agradecer. Tenente-Coronel Janine, eu trabalho desde 2001, dois, três, quatro, né? Não só como você tenente-coronel Janine, mas com vários amigos aqui. Só que agora inverteram os seus papéis, você mesmo disse aqui, agora quem vai te atrapalhar sou eu, até mesmo porque você exerce um comando de unidade tão importante como já foi dito aqui, que é o 11°BBM, e além de tudo, vem conseguindo demonstrar, essa representatividade que eu disse ontem e falo em todos os outros discursos natural da presença da mulher dos diversos comando.

A gente até então, até alguns meses atrás, só tínhamos a tenente-coronel Amanda que comandava Divinópolis, partir daqui um mês, um mês e meio, nós temos três, tenentes-coronéis, tenente-coronel Ana Paula em Uberaba, tenete-coronel Janine aqui no 11°BBM, e em breve em Tenente-coronel Karla, comandante do Batalhão de Operações Aéreas. Então, isso é um marco importante, mas na sua naturalidade. Tenente-Coronel Janine é uma responsabilidade muito grande, mas eu tenho certeza que seu brilhantismo, e sua paciência que é peculiar vai se destacar. Parabéns a você tenente-coronel Janine, e a toda sua família.