Nessa época do ano, onde a temperatura aumenta consideravelmente, e com a combinação dos fortes ventos, os incêndios em vegetação acabam atingindo, e se espalhando por todo o estado de Minas Gerais. E para ajudar no combate às chamas, na manhã da última terça-feira (26), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) recebeu 30 equipamentos de proteção da Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF) para uso na proteção ambiental e combate aos incêndios florestais.

A doação desses equipamentos é fundamental para melhorar os serviços prestados à população mineira, tendo potencial para salvar vidas. A AMIF, que representa as 23 maiores empresas florestais de Minas Gerais, tem o objetivo de promover e inovar o setor. Minas Gerais tem a maior área de florestas plantadas do Brasil, com o setor florestal cuidando de cerca de 3,6 milhões de hectares de árvores. Desde 2019, a AMIF trabalha em conjunto com os bombeiros para enfrentar os desafios dos incêndios florestais, inclusive com campanhas de conscientização.

Em 2023, a campanha "Queimar te Queima" foi divulgada e agora, a AMIF faz a entrega de uniformes para reforçar o combate aos incêndios no estado.

A entrega desses equipamentos não só fortalece a parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, e a AMIF, mas também destaca o compromisso mútuo em proteger o meio ambiente e a vida das pessoas em Minas Gerais. A crescente preocupação com os incêndios florestais tem impulsionado ações mais assertivas, e a contribuição da AMIF é um exemplo claro dessa mobilização.

Contribuindo com a doação desses equipamentos para o CBMMG, aumenta-se a eficácia das operações e a segurança dos profissionais em campo. Ambas as entidades reconhecem a urgência de tais medidas e, juntas, buscam soluções para enfrentar e prevenir as tragédias associadas aos incêndios.

A entrega dos uniformes é mais um passo significativo nessa jornada de transformação e proteção da rica biodiversidade e população mineira.

Durante a solenidade de entrega, a presidente da AMIF, Adriana Maugeri, fez uso da palavra, e destacou a grande importância dessa parceria entre o CBMMG, e AMIF: “Primeiramente, é um motivo de imensa felicidade, de muito orgulho para mim em estar aqui hoje. A AMIF e o CBMMG compartilham da mesma indignação. De ver que infelizmente ano após ano, Minas Gerais é destruída pelos incêndios em vegetação.

O estado de Minas Gerais é o estado que possui a maior área de florestas plantadas do Brasil. São mais de 2,3 milhões de hectares. Sendo o estado com a maior área florestal, vem também o maior desafio para combater esses focos.

O nosso governador tem sido um parceiro exemplar, singular no Brasil. Temos muito orgulho de ver o estado governado, e liderado pelo governador, Romeu Zema.

Hoje começamos a dar o primeiro passo, mas que com certeza virão outros passos. A capilaridade com essas empresas florestais, com suas brigadas, e que a gente aproxime mais essa aliança, essa sinergia, essa convergência. Muito obrigada, e é motivo de muito orgulho em vê-los já equipados”.

Após a fala da presidente da AMIF, o comandante-geral do CBMMG, Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho discursou sobre essa importante parceria.

“Vamos precisar de integração, precisar de um trabalho conjunto. Ninguém faz nada sozinho. Eu queria agradecer a Adriana, e toda a sua equipe da AMIF por essa parceria. Esses equipamentos fazem total diferença para cada militar desse aqui durante o combate às chamas. Esses equipamentos oferecem não só uma capacidade de resposta, e de uma segurança individual de cada um deles. A palavra aqui é de agradecimento, de responsabilidade, de compromisso. Muito obrigado”

Estiveram também presentes na solenidade, o comandante da Academia de Bombeiro Militar (ABM), coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (BEMAD), tenente-coronel Welter Alves das Chagas, além de outras autoridades.