Parceria do 2°COB com outras instituições para o melhor atendimento no Triângulo e Alto Paranaíba

Início / Notícias Criado em: 28-10-2022 às 09h:40

O 2º Comando Operacional de Bombeiros (2°COB) em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba – CIDES – criou por meio da Resolução 05/2022 a Coordenadoria Intermunicipal para Redução do Risco de Desastres (CIRRD), que atenderá incialmente os 20 municípios consorciados.


A CIRRD terá como atribuições a coordenação da política regional para redução do risco de desastres, com base na PNPDEC [1] , através do planejamento, assessoramento e execução de ações voltadas para a redução do risco de desastres e gerenciamento do desastre em âmbito regional.
A coordenadoria é composta por corpo técnico formado por engenheiros civil e ambiental, assistente social, além de assessor jurídico, previsto ainda a contratação de um geógrafo. A coordenação administrativa, financeira e orçamentária é de responsabilidade da Secretária Executiva do consórcio, e a coordenação técnica operacional do CBMMG.


Em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia, encontra-se em fase de estudos, a criação de um núcleo específico para atender as demandas dos municípios, através de trabalhos de extensão, conforme acordo de cooperação técnica, que complementará os trabalhos da CIRRD.
As ações da CIRRD estão estruturadas em rede, através da coordenação de um órgão central (CIRRD), subsedes estabelecidas nas Unidades do CBMMG atendendo a microrregião com suporte do órgão central (CIRRD-SSX) e órgao local (COMPDEC) com suporte dos antecessores.