O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) aprovou, no dia 20 janeiro, a diretriz sobre a nova metodologia para gerenciamento dos projetos estratégicos da 4ª edição do Plano de Comando. A diretriz tem o objetivo de alinhar os projetos estratégicos, promover a padronização, além de facilitar o monitoramento focado em resultados que gerem valor para o CBMMG.

Neste sentido, o portfólio é desdobrado em eixos de atuação que contemplam programas e projetos que visam atingir os principais objetivos organizacionais.  Os seguintes eixos compõem o portfólio:

Eixo Base: Fortalecimento Organizacional

Eixo Principal: Expansão do Atendimento

Eixo Suporte 1: Excelência no Atendimento

Eixo Suporte 2: Aumento da Resiliência aos Desastre

Eixo Suporte 3: Inovação e Transformação Digital

Eixo Suporte 4: Inspiração Institucional

As áreas de conhecimento do projeto serão submetidas a monitoramento e controle compatíveis com o grau de maturidade institucional em Gestão de Projetos. Trabalhar com projetos estratégicos facilita a priorização de orçamento e garante transparência no processo de decisão cumprindo as metas estabelecidas pelo Portfólio Vivo.

Portfólio Vivo

Portfólio Vivo é a designação utilizada para definir a reunião de programas, projetos e outras iniciativas gerenciadas com um grupo por diversos atores envolvidos, como os gerentes e os demais integrantes dos times dos projetos, com características específicas de atribuições, para alcançar objetivos estratégicos.

O monitoramento do Portfólio Vivo foi realizado em reuniões mensais, por videoconferência, com a participação dos gerentes de programa, de projeto, dos integrantes dos times e da Divisão de Planejamento e Captação de Recursos - DAI 1, que atua também como o escritório de projetos, responsável pela consolidação das informações obtidas e interlocução com o Gerente do Portfólio - Chefe do Estado-Maior do CBMMG.