Na última sexta-feira (18), uma equipe composta por 14 bombeiros militares especialistas em busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi enviada para a cidade de Petrópolis, para apoiar o trabalho do Corpo de Bombeiros Miliar do Estado do Rio de Janeiro nas ações de resposta ao desastre, provocado pelas chuvas na região.

A equipe permaneceu na cidade por sete dias executando ações de busca, recuperação e demais ações assistenciais. Eles contaram com o aporte de equipamentos modernos, específicos para esse tipo de atividade, além da fundamental contribuição dos cães para a localização e recuperação de vítimas.

Nesta quinta-feira (24), ocorreu a troca da equipe. Mais 14 militares se deslocaram para Petrópolis para render a primeira equipe que foi distribuída em guarnições que atuaram no Morro da Oficina, e já no primeiro dia efetivo de trabalho um corpo foi localizado e recuperado pelos bombeiros mineiros, com a ajuda dos cães Bono e Chronos.

O faro aguçado dos cães, aliado a técnicas de busca com cones de odor e muito treinamento foram essencias para localizar várias vítimas. Além disso, os bombeiros também empregaram o método de desmanche hidráulico, dentre outras técnicas que levaram a sinalização de 11 pontos de interesse e o resgate de pelo menos 10 vítimas em trabalho integrado.  

Durante toda a semana, as guarnições foram interrompidas várias vezes em decorrência dos alertas de previsão de fortes tempestades emitidos pela Defesa Civil do município, mas retomando o trabalho imediatamente após constatada situação de segurança para a atividade.

Na primeira semana de atuação em Petrópolis a equipe de bombeiros militares de Minas encerraram suas atividades com um aproveitamento acima do esperado. Parte do sucesso da operação pode ser atribuída a colaboração da comunidade fluminense, que teve participação ativa, concedendo informações dos possíveis locais onde as vítimas teriam sido vistas pela última vez, sem contar o carinho e atenção por meio dos lanches e água para hidratação dos militares.