Operação dos bombeiros garante segurança de moradores em prédio interditado

Início / Notícias Criado em: 13-08-2021 às 17h:07

Na última quinta-feira (12), o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM), com o apoio de vários órgãos realizou a interdição e evacuação total da edificação popularmente conhecida como "Bateau Mouche". No dia 02 de janeiro de 2019, ocorreu incêndio em um dos apartamentos da edificação, havendo o empenho da guarnição de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que extinguiu as chamas e procedeu com o rescaldo.

Após algumas vistorias na edificação, foram constatadas várias irregularidades e riscos, sendo necessária uma ação conjunta com a Defesa Civil Municipal para a interdição da edificação. No entanto, meses depois, houve novo acionamento pela Defesa Civil de Juiz de Fora, para realizar uma intervenção na edificação onde foram identificados a ocupação de alguns apartamentos, sendo notificados extrajudicialmente 8 unidades, pela DCJF, para evacuarem o local no prazo de 72 horas.

A ação visou a desocupação do prédio no Bairro Industrial, Zona Norte, que estava sendo utilizado irregularmente pelo proprietário e servia de habitação para cerca de 30 moradores. Apesar das várias advertências e notificações recebidas, o proprietário descumpria a interdição e alugava os apartamentos de forma irregular, colocando os moradores em situação de risco.

Em vista dos fatos, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) realizou, em cooperação com o apoio da Polícia Militar (PMMG), Polícia Civil (PCMG), Guarda Municipal de Juiz de Fora (GM), Defesa Civil (Compdec-JF) e outros órgãos e procedeu com ações para garantir a segurança das famílias que residiam no local.

Após intenso planejamento, aviso aos moradores foi realizada a operação de interdição da edificação. A operação se desenvolveu com ações específicas por um período aproximado de 9 horas com emprego de 40 militares do CBMMG, 72 policiais militares, 1 Perito da Polícia Civil, 05 Guardas Municipais, 3 integrantes da Defesa Civil e 4 fiscais de posturas do município. O prédio com quarenta apartamentos foi interditado e devidamente lacrado, sendo que 35 moradores foram removidos do local e desses moradores removidos, 17 foram encaminhados para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, com intuito de lhes serem prestados apoio referente à moradia.

Ao final da operação, João, que é proprietário do prédio, através do nosso serviço de inteligência, foi flagrado e conduzido preso para a Delegacia de Polícia Civil do município, por romper alguns lacres e adentrar à edificação. Ações secundárias de monitoramento e devidos registros aos órgãos competentes para a manutenção da edificação na condição de desocupada em decorrência da interdição formal, permanecem sendo adotadas.