Operação Brumadinho é suspensa em virtude da onda roxa

Início / Notícias Criado em: 16-03-2021 às 17h:31

Em alinhamento com a nova diretriz do Governo do Estado, que inclui todos os municípios de Minas na onda roxa, fase mais restritiva adotada até agora pelo programa Minas Consciente, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) anuncia a suspensão temporária das atividades de busca da Operação Brumadinho.

A interrupção das buscas se dará pelo tempo em que perdurar a medida emergencial da fase roxa. A princípio, válida por 15 dias, sendo que, após o regresso a fases menos críticas, as questões de segurança serão reavaliadas para o retorno da tropa em campo.

A operação reúne indivíduos de diferentes regiões do estado, podendo por essa característica, ser um centro de contaminação e disseminação do agente coronavírus. Por tudo isso, faz-se necessário agir com prudência preservando a saúde não somente dos militares, mas de colaboradores, e assim evitar o agravamento da estrutura da saúde que já se encontra comprometida.

A desmobilização temporária dos militares empenhados em campo acontece ao longo do dia de amanhã (17). Durante este período, somente alguns militares permanecerão na Base Bravo para viabilizar que os funcionários da mineradora mantenham atividades essenciais de preparação da área e drenagem do terreno, visando a retomada em tempo oportuno para implementação da estratégia 8.

Durante o período de suspensão, a mineradora não poderá manejar locais pendentes de vistoria do bombeiro e a fiscalização permanecerá a cargo do CBMMG.

Nesses 2 anos de operação, foram encontradas/identificadas 259 vítimas em um universo de 270. Esses números representam 95,92% de êxito na Operação, restando 11 joias a serem encontradas pelo CBMMG.

Cabe ressaltar que o compromisso firmado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais para com as famílias das 11 joias que permanecem desaparecidas, se mantém inalterado.

Assessoria de Comunicação Organizacional do CBMMG