Operação Alerta Vermelho mostra que estabelecimentos de alto risco seguem melhor as normas contra incêndio e pânico

Início / Notícias Criado em: 09-12-2020 às 11h:01

Dos 1400 estabelecimentos vistoriados, mais de 76% estão regulares

A Operação Alerta Vermelho cumpre um propósito ainda maior que apenas fiscalizar as edificações comerciais quanto ao cumprimento da legislação vigente a respeito das normas de segurança contra incêndio e pânico. As atividades de vistoria atendem também aos anseios do Plano de Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), bem como as diretrizes do Governo do Estado, baseadas no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que tem como premissa tornar Minas um estado mais seguro para todos.

Nesta última sexta-feira (4), a corporação cumpriu mais uma etapa do ciclo de vistorias de fiscalização, buscando certificar a execução das exigências das medidas de segurança contra incêndio e pânico, de modo a garantir a proteção das pessoas e prevenção de incêndios. A força-tarefa de fiscalizações, dessa vez, teve como alvo os postos de abastecimento e serviço.

Ao todo, foram vistoriados 1.400 estabelecimentos de distribuição de combustíveis e serviços em todo o estado. Destes, 1.068 se apresentaram regulares, enquanto 332 estavam irregulares ou em situação de regularização. Quase 300 advertências foram aplicadas e pelo menos 23 instalações foram multadas. O efetivo contou com 181 equipes, com mais de 500 militares que atuaram na Operação Alerta Vermelho neste mês de dezembro.

Durante a operação, foram verificados itens importantes como: o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), as saídas de emergências, a sinalização, iluminação de emergência, extintores, instalações elétricas, e outros elementos indispensáveis à regularização das edificações.

A atividade visa também estimular a cultura de prevenção e autoproteção, bem como promover o tema Segurança Contra Incêndio e Pânico junto aos militares do CBMMG e a população. E neste quesito, a Operação Alerta Vermelho, além de fiscalizar, permitiu ainda um levantamento sobre o comportamento das edificações de risco que, neste recorte, demonstrou que boa parte tem seguido rigorosamente as normas de segurança, o que torna esses ambientes mais protegidos para a população. Quanto aos estabelecimentos irregulares, serão acompanhados de perto pelo CBMMG, a fim de que se adequem e compreendam a necessidade de um comportamento preventivo e responsável por uma Minas mais segura.

Histórico em 2019

No ano passado foram realizadas 6 etapas da Operação Alerta vermelho com 8.509 vistorias em estabelecimentos de todas as regiões de Minas Gerais. Deste montante, 3.308 estabelecimentos estavam regulares e 5.320 apresentavam falhas ou estavam irregulares. Estiveram envolvidas 1.200 equipes, com cerca de 3.500 militares. Entre os tipos de edificação, foram vistoriados hospitais e clínicas, edificações de baixo risco, escolas e pré-escolas, hotéis e assemelhados, postos e centrais de distribuição, além de presídios e centros socioeducativos.