O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) deu início a mais um Curso de Formação de Sargentos (CFS). No dia 7 de fevereiro, 31 cabos e soldados foram recebidos pela Academia de Bombeiros Militar (ABM) para o desenvolvimento das instruções institucionais.

A formação contará com a participação de um chefe de curso, tenente Ricardo Torrezani de Oliveira, e seu auxiliar, sargento Rainner Garcia Gonçalves. Além dessas lideranças, os alunos terão a oportunidade de desenvolver os conhecimentos por meio de uma ampla estrutura, dividida em duas unidades de ensino: o Centro de Treinamento Profissional (CTP), em Contagem e o Complexo Pampulha, localizado em Belo Horizonte.

No primeiro dia do curso, os militares foram recebidos pelo chefe do Estado-Maior, Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, momento o qual foi discutido o caminho da formação dos alunos, além de demonstrar a importância da futura graduação dos militares. Além dessa autoridade, os alunos também foram recebidos pelo chefe da Divisão de Ensino, capitão Heitor Mendonça, e pelo comandante da ABM, tenente-coronel Anderson Passos.

Ao longo dessa primeira semana, também conhecida como Semana Zero, os discentes puderam receber e compartilhar informações sobre as diversas seções do Corpo de Bombeiros. Várias palestras foram desenvolvidas com intuito de abordar assuntos importantes sobre os serviços prestados por cada setor institucional.
Participaram das explanações, por meio dos seus representantes, os segmentos: Adjuntoria Técnica de Ensino, capitão Rafael Chaves; Corregedoria capitão Adriana Souza, Auditoria Setorial, coronel Robespierre Silva; Assessoria de Comunicação Organizacional, tenente-coronel Jordana Daldegan; Diretoria de Assuntos Institucionais tenente Pedro Magalhães; Assessoria de Assistência à Saúde, major Eduardo de Paula; Fundação Salvar, tenente Douglas Constantino; e Seção de Registro Acadêmico e Orientação Pedagógica, Pedagoga Andréia Freitas.
Além das palestras, os alunos também receberam as primeiras instruções de salvamento terrestre com o propósito de observar a aptidão dos militares e a importância dos trabalhos em equipe. Os discentes participaram ainda de uma simulação juntamente com o Curso de Resgate Tático.

A primeira semana foi bastante intensa e com muito aprendizado. No decorrer dos próximos 9 meses, os alunos vão ter a oportunidade de participar de outros diversos treinamentos e aprofundar os conhecimentos práticos e teóricos por meio de várias disciplinas.

Assim, após esse período, os militares estarão aptos a servir à população mineira com muita seriedade e sabedoria, possibilitando, dessa forma a continuidade dos bons serviços prestados pela corporação.