O Terceiro Comando Operacional de Bombeiros - 3º COB, juntamente com o Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres - BEMAD, antecipando as ocorrências de Incêndios Florestais características do período de estiagem, realizou na última semana entre os dias 03/05 a 07/05 o treinamento e requalificação para os militares do Núcleo de Incêndios Florestais – NIF. O 3º COB, que reúne militares de toda a região da Zona da Mata e Campos das Vertentes, tornou-se o primeiro Comando Operacional de Bombeiros do Estado a realizar a qualificação e nivelamento de seus militares, estando assim alinhados com o Pelotão de Combate a Incêndios Florestais do BEMAD para caso sejam acionados, atuarem de forma conjunta e padronizada, buscando assim a excelência na resposta à sociedade.

O treinamento, que será realizado em todos os COBs, segue a nova dinâmica relacionada aos NIFs e foi programado pelo BEMAD, com o objetivo de garantir que os militares tenham condições de passar por situações adversas inerentes aos combates a Incêndios Florestais de maiores proporções, bem como realizar o nivelamento de conhecimento, aprimorando as técnicas de Combate a Incêndios utilizadas pelos militares.

O treinamento foi coordenado pelo Comandante do PEMAD do 4º BBM, 1º Tenente Rafael Barros Teixeira e contou com atividades teóricas e práticas, inclusive com instruções da Polícia Militar, que disponibilizou sua aeronave em solo para que os militares fossem instruídos sobre embarque e desembarque de aeronave. A atividade contou também com atividades de campo, onde foram ensinadas estratégias de combate, técnicas de orientação, confecção de meios preventivos e uso de retardantes do fogo. À noite, os militares pernoitaram em campo aprendendo inclusive novas técnicas para abrigo emergencial.

O nivelamento foi prestigiado pelo Coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva, Comandante do 3º COB e pelo Tenente Coronel Winderson Alain Moura, Comandante do 4º BBM, que elogiaram os militares participantes pelo comprometimento e determinação demonstrada, buscando sempre o aperfeiçoamento em prol de prestar um serviço de qualidade para a população mineira.

Com isso, o 3º COB conta hoje com 21 (vinte e um) militares treinados e prontos para o Combate a Incêndios Florestais no período de estiagem, sejam os acionamentos em âmbito municipal, estadual ou até mesmo federal, conforme nova doutrina dos Núcleos de Incêndios Florestais.