Sob gestão da Academia de Bombeiros Militar (ABM) e coordenação da Adjuntoria de Capacitação de Civis junto dos coordenadores nomeados pelos Comandos Operacionais de Bombeiros (COBs), foram formados 72 instrutores de brigadistas civis na primeira turma CFIB 2023. Os cursos aconteceram em duas modalidades, sendo a primeira em EAD, com as disciplinas de legislação, didática e gerenciamento de ocorrências, e no segundo momento de forma presencial, nas disciplinas de combate à incêndio urbano, combate à incêndio florestal, ocorrências com produtos perigosos e primeiros-socorros, na ABM e em diversas unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, sendo que para este curso ocorreram de forma concomitante à ABM, no âmbito do 3°COB e 5° COB.

Os cursos aconteceram em conformidade com a resolução nº 1091/CBMMG, buscando capacitar, alinhar e atualizar os conhecimentos sobre as práticas de atividades, das áreas de competência do CBMMG por voluntários, profissionais e instituições civis dentro da cerne das atividades auxiliares, que estão em conformidade com a Lei Estadual 22.839 e Portaria 54 de 02 de julho de 2020.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais é responsável por credenciar os órgãos e pessoas que exerçam atividades auxiliares e fiscalizar o cumprimento das prescrições legais, com objetivo de fortalecer estes atores, valorizar os profissionais e voluntários que exercem um trabalho sério, garantindo acima de tudo um atendimento seguro à população mineira.