Na última sexta-feira, (12), o Centro de Treinamento Profissional (CTP) da Academia de Bombeiros Militar (ABM) formou mais uma turma do Curso de Formação de Instrutores de Guarda Vidas Civil (CFIGVC). O Curso, com uma grade curricular de 212 horas/aula nas disciplinas de Legislação, Didática, Salvamento Aquático (TTE), Atendimento Pré-Hospitalar e Treinamento Físico Aplicado, tem o objetivo de formar a docência na multiplicação da doutrina de atividades aquáticas preventivas no âmbito do Estado.

O curso teve como objetivo habilitar seus alunos para o exercício da atividade profissional. Agora os novos instrutores poderão exercer as funções no âmbito da prevenção aquática, levando um conhecimento atualizado, padronizado e técnico, para os futuros guarda-vidas em Minas Gerias.

O guarda-vidas atua na área de segurança pública e sua função é evitar acidentes e afogamentos em piscinas, rios ou mares. Seu trabalho também é instruir banhistas sobre as questões de profundidade e segurança do local, orientar o banho, fazer salvamentos e procedimentos de socorro. O cargo exige boa disposição física, práticas de natação em diversos ambientes aquáticos e conhecimentos em técnicas de resgate, instruções que poderão ser repassadas aos alunos dos cursos com a devida qualidade ministrada pelo Corpo de Bombeiros.

O curso é composto de aulas teóricas e práticas, finalizado com atividades simuladas em águas abertas, que trazem uma realidade do que os futuros instrutores encontrarão quando da docência e execução das atividades de prevenção aquática.