Nova edição da Instrução Técnica Operacional de APH é tema de atualização dos instrutores

Início / Notícias Criado em: 29-09-2021 às 10h:59

A atualização da Instrução Técnica Operacional (ITO) 23, de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), foi publicada no dia 16 de setembro de 2021 e já entrou em vigor. A atualização determinará mudanças não só procedimentais, como até de aquisições futuras de novos equipamentos.

O Grupo Temático Operacional de APH (GTO-APH) realizou, nos dias 27 a 29 de setembro, um workshop online sobre as modificações da nova ITO, apenas entre os membros do GTO-APH. Buscou-se nivelar os pontos principais entre os pesquisadores do grupo e também avaliar como será a melhor estratégia de disseminação das informações para tropa, já que todos os bombeiros precisam estar aptos a prestar a primeira-resposta no APH.

A nova versão da ITO traz atualizações sobre temas importantes como a restrição do movimento da coluna (RMC), o uso do glicosímetro, informações novas sobre emergências obstétricas e atenção especial aos casos clínicos, desde a avaliação primária. As emergências clínicas representam a maior parte da demanda de APH na sociedade e também entre as atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

O APH é um dos principais serviços emergenciais prestados pelo CBMMG e os protocolos, oriundos da área de saúde, estão em constante evolução. Os autores, para a publicação da nova ITO, realizaram um estudo prévio e contaram com apoio de uma revisão técnica por médicos, enfermeiros e especialistas da corporação. O novo texto dá condições ao bombeiro militar de pensar de forma mais sistêmica sobre os sinais e sintomas do paciente e as condutas a serem realizadas em cada caso.

Para replicar as mudanças da ITO, o GTO de APH propõe que as discussões de setembro sejam repetidas, no mês de outubro, para os especialistas da área em todo estado (em especial os Técnicos de Emergências Médicas Instrutor – TEM-I), ainda na modalidade online. Assim, eles estarão atualizados quanto ao conteúdo da ITO 23 – 3ª edição e poderão atuar como multiplicadores nas unidades de bombeiro.