Os novos caminhões de combate a incêndio, com custo unitário de aproximadamente 1 milhão de reais, beneficiarão o Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e região central.

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (7), na sede do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), em Montes Claros, a solenidade de recebimento de oito caminhões de combate a incêndios e salvamento do tipo Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS), provenientes de recursos destinados pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em virtude de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre o MPMG e a Seguradora Líder, gestora do consórcio DPVAT.

A solenidade foi presidida pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, acompanhado do coronel Fernando Alves Augusto Ferreira, comandante do 4º Comando Operacional de Bombeiros. O evento contou com a presença do procurador-geral do Estado de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; do corregedor-geral do Ministério Público, Marco Antônio Lopes Almeida; da promotora de Justiça Danielle Cristina Barral de Queiroz, dentre outras autoridades do Ministério Público, civis e militares.

No evento, foi materializado a entrega de oito viaturas com o valor unitário de R$ 914.000,00 (novecentos e quatorze mil reais), totalizando R$ 7.312.000,00 (sete milhões e trezentos e doze mil reais).

Durante pronunciamento, o procurador-geral do Estado, Jarbas Soares Júnior, ressaltou a importância da aquisição dos modernos caminhões que auxiliarão o Corpo de Bombeiros Militar nos atendimentos das ocorrências de salvamentos de vítimas de acidentes e combate a incêndios, garantindo à corporação condições de executar suas atribuições constitucionais com excelência e qualidade. “Todos os mineiros reconhecem a sua efetividade, a sua competência e o respeito com que tratam os cidadãos e a boa aplicação dos recursos públicos que é o mais importante. ”, assegurou o procurador.

Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Estevo, destacou a importância da ação proporcionada pelo Ministério Público como um todo, liderado pelo procurador-geral da Justiça, Jarbas Soares Júnior, com a atuação local de vários promotores como a Dra. Daniela Barral. A origem dos recursos do DPVAT fortalece a prevenção aos acidentes de trânsito, principalmente com a Polícia Militar, as integrações com a Polícia Civil e também um socorro efetivo da qualidade como as viaturas e o pessoal treinado do Corpo de Bombeiros Militar. Lembramos que por mais que se invista em prevenção, em algum momento um acidente poderá ocorrer e nada mais adequado a quem pagou o seguro relativo a trânsito do que ter um socorro mais efetivo. Por fim, ele agradeceu aos trabalhos do Ministério Público e afiançou que este investimento é um retorno garantido à sociedade.

As viaturas serão empregadas em ocorrências de combate a incêndios urbanos e florestais e de salvamento, beneficiando diretamente os municípios de Montes Claros, Francisco Sá, Bocaiuva, Januária, Diamantina, Capelinha, Três Marias, Pirapora e Salinas e, indiretamente a uma população de aproximadamente 2 milhões e quinhentos mil habitantes.

A nova aquisição, além de instrumentalizar o serviço operacional estará potencializando a gestão de resposta em emergências na região.

As fontes alternativas de recursos têm sido imprescindíveis para renovar a frota do CBMMG, proporcionando um ganho substancial no atendimento direto à população.