Município de Matozinhos é auxiliado pelo Corpo de Bombeiros em ações de reabilitação e assistência à população

Início / Notícias Criado em: 25-02-2021 às 07h:09

A 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar(5ª Cia Ind BM), sediada em Sete Lagoas, tem apoiado o município de Matozinhos com as ações de resposta e orientação quanto ao preenchimento do decreto de situação de emergência e operacionalização do Sistema Integrado de Informação de Desastres – S2ID, conforme preconizado pela Instrução Normativa nº 36/21 do Ministério do Desenvolvimento Regional e Lei Nacional 12.608/12.

Na quarta feira da última semana (17) o município de Matozinhos  foi atingido por fortes chuvas causando o alagamento de várias regiões da cidade. Os militares da 5ª Cia Ind foram acionados para auxiliar na retirada de moradores, verificações em empresas atingidas e em vistorias de várias regiões da cidade. Durante o evento adverso empresas e 25 residências foram diretamente atingidas, deixando um saldo de 62 pessoas desabrigadas. O nível das águas ainda não baixou e o monitoramento da situação é constante.

Essas ações da corporação visam melhorar a capacidade de resposta dos entes federativos responsáveis pelo aumento da resiliência à desastres e pela mitigação do sofrimento da população atingida por esses eventos adversos. No âmbito do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, os municípios, por meio de suas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec), são responsáveis pela coordenação e mobilização das ações de proteção edefesa civil no município. Essas ações pressupõem a existência de uma sinergia entre os entes públicos, privados e a população com o foco na preparação para que todos saibam o que fazer e como fazer em situações de desastres.