A missão humanitária brasileira de apoio no combate aos incêndios florestais que atingem o Canadá, que está sendo coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, embarcou no avião da Força Aérea Brasileira, na manhã desta sexta-feira (21), para Prince George, British Columbia, local da base e atuação da delegação brasileira que deve iniciar neste domingo (23).

A missão será integrada por 104 especialistas em combate a incêndios florestais, que deverão atuar nas florestas mais afetadas do Canadá pelo período de um mês.

Integram a missão profissionais dos seguintes órgãos: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), ambos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR); Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); e as corporações de bombeiros militares dos Estados do Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, e Distrito Federal.

Cooperam com a organização da missão os Ministérios da Defesa, dos Transportes e da Fazenda, além do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) e de outras repartições federais e estaduais.

Quarta missão internacional

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, representado por dois oficiais, o tenente-coronel Thiago Lacerda Duarte e o Capitão Warley de Paula Vieira Barbosa, compõe a comitiva brasileira que irá atuar nos grandes incêndios florestais no Canadá pelo período de um mês. Esta é a quarta missão internacional com participação de bombeiros mineiros. A larga experiência e o traquejo dos nossos militares em situações adversas que marcaram o cenário mundial em Moçambique, Haiti e Turquia, os levou a mais um desafio fora de nossas fronteiras.

Junto aos bombeiros de Minas, estarão outros representantes de Corpos de Bombeiros de mais 18 estados brasileiros, sob a coordenação do oficial mais antigo que será o tenente-coronel Thiago Lacerda Duarte do CBMMG, que também integra o Comitê Nacional de Gestão dos Incêndios Florestais (Conagif). O oficial foi convocado pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional para liderar a equipe do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), composta por 20 bombeiros militares de vários Estados do País.

A delegação brasileira é liderada e coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores e somará esforços junto ao governo canadense para apoiar no combate aos incêndios que assolam aquele país, sendo esta a mais severa temporada de incêndios da história do Canadá, tendo sido já registrados 2 óbitos e mais de 10 milhões de hectares de vegetação consumida.

Experiência e conhecimento amplo

Nos últimos anos, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais tem investido de forma contundente na capacitação de nossos especialistas em países de referência ao redor do mundo, garantindo o intercâmbio de conhecimentos e uma aprendizagem contínua, que consolidam a nossa instituição como referência entre os Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

Em maio deste ano, o capitão Warley Barbosa participou de uma Conferência Internacional de Incêndios Florestais em Portugal e trouxe de volta com ele experiências internacionais, novas técnicas, pesquisas e conhecimentos diversos sobre o fenômeno do fogo e seu comportamento nos grandes incêndios.

Perfil dos militares

Os dois bombeiros militares designados para representar o CBMMG nesta missão possuem amplo conhecimento em Incêndio Florestal, Gestão do Risco e Gestão dos Incêndios Florestais. Conheça um pouco sobre eles:

Tenente-coronel Thiago Lacerda Duarte

O tenente-coronel Thiago Lacerda Duarte, natural de Uberaba, é casado, pai de 3 filhos, e está no CBMMG há 23 anos. Atualmente, tem servido em Patos de Minas, estando à frente do Comando do 12° BBM desde o ano de 2021.

Possui cursos em Combate a Incêndio Urbano, Segurança Contra Incêndio e Pânico, Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Investigação das Causas e Origens dos Incêndios Florestais. Em âmbito acadêmico, o oficial se especializou em normalização em segurança contra incêndio e pânico pela Faculdade Pitágoras e em gestão estratégica e políticas públicas pela Academia de Bombeiros Militar do CBMMG.

Participante do Comitê Nacional de Gestão dos Incêndios Florestais, Conagif, como representante do CBMMG, após indicação do CBMMG e Ligabom, o oficial foi convocado pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional para liderar a equipe da LIGABOM composta por 20 bombeiros militares de vários Estados do País. A equipe compõe a delegação brasileira, juntamente com a Força Nacional, ICMBIO e IBAMA.

Capitão Warley de Paula Vieira Barbosa

Casado e pai de quatro filhos, atua na Companhia de Incêndios Florestais no Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad); possui 16 anos de serviço no CBMMG; graduação em Especialização Contra Incêndios e Explosões pelo Centro Universitário UNA (2013) e pela Universidade Federal de Goiás.

Também possui curso de especialização em Prevenção e Combate a Incêndios Florestais; Combate a Incêndio Urbano; Combate Ofensivo; Salvamento em Soterramento Enchentes e Inundações e Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas.

Em 2015 participou efetivamente no Desastre do rompimento da Barragem de Fundão da empresa Samarco, e em 2019, foi integrante da primeira equipe em campo do Desastre do rompimento da Barragem I, da Mina Córrego do Feijão na Cidade de Brumadinho. Ainda neste ano, foi designado para integrar a Força Tarefa de Minas Gerais nas ações de Combate aos Incêndios Florestais da Amazônia – Missão Verde Brasil.

Em 2022, compôs a equipe do CBMMG que apoiou os CBMERJ nas Operações de Busca e Salvamento na cidade do Rio de Janeiro, por ocasião dos movimentos de massas, decorrentes das fortes chuvas que assolaram o estado – Missão Petrópolis.

Em 2023, participou da 8ª International Wildland Fire Conference, em Portugal e é um dos representantes da corporação no Comitê Nacional de Gestão do Incêndio Florestal (Conagif).

Preparação

Antes do embarque para o Canadá, a equipe brasileira de bombeiros que estava em preparação durante toda a semana, participou do 3º Seminário Painel do Fogo, que teve duração de três dias e a participação de autoridades dos Ministérios e especialistas no assunto. Eles ainda tiveram instruções de alinhamento em Atendimento Pré-Hospitalar no Combate a Incêndio Florestal; Nivelamento Conjunto no IBAMA para a Missão; instrução teórica e prática com a Equipe Ligabom, sobre a funcionalidades e aplicação das ferramentas tecnológicas, entre outras atividades.