Na manhã da última quarta-feira (14), em uma cerimônia realizada no 8º Pelotão de Bombeiros em Januária, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), recebeu um Drone, RPA (Aeronave Remotamente Pilotável) equipado com câmara térmica do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

O recurso para a aquisição do equipamento foi provenientes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), cujo processo foi coordenado pela Promotoria de Januária.

Durante solenidade de entrega do equipamento, em suas palavras, o promotor de justiça Dr. Joaquim de Assis Úrsula Júnior destacou a relevância dos trabalhos do 8º Pelotão de Bombeiros na região do Médio São Francisco, na proteção à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente. Ressaltou ainda o valor do trabalho conjuntos das instituições para o bem da sociedade.

O  ten Geraldo Gonçalves Xavier, comandante da fração, pontuou os trabalhos que o 8º Pelotão tem realizado na região, ressaltando a  importância do equipamento que irá beneficiar de maneira direta e indireta a população dos 22 municipios da área de articulação do 8º Pelotão, agradecendo aos promotores presentes na ocasião, pelo grande apoio prestado ao CBMMG, e em especial, ao Norte de Minas.

A Aeronave Remotamente Pilotada possibilitará o monitoramento aéreo em tempo real das áreas, queimadas, localização de focos de Incêndios, busca de pessoas desaparecidas em locais de difícil acesso, apoio à Defesa civil dentre outras ações, dando suporte tático na elaboração de estratégias com maior acertividade diminuindo o tempo resposta.