No mês de julho o Batalhão dos Bravos ministrou o curso de formação de Brigada Florestal aos servidores dos municípios de Contagem e Ibirité, como parte das ações propostas pelo Programa Minas Contra o Fogo e das Ações de Proteção e Defesa Civil, voltadas para a redução do risco e desastre relacionados ao período de estiagem.

Ao longo dessa semana, os novos brigadistas receberam instruções sobre legislação ambiental, teoria básica do fogo, características dos incêndios, técnicas e táticas de combate a incêndios florestais, protocolo LACES (conjunto de medidas que visam garantir a segurança dos operacionais envolvidos em operações de combate a incêndios rurais) e avaliação de cenários, noções de georreferenciamento e atendimento pré-hospitalar.

Nas aulas práticas os discentes tiveram a oportunidade de empregar as técnicas e táticas de combate a incêndios florestais nos simulados elaborados pelos instrutores.

Os municípios de Contagem e Ibirité contam agora com 19 brigadistas florestais para atuarem na prevenção e combate aos incêndios florestais.

Minas Contra o Fogo

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), o Gabinete Militar do Governador (GMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), e o Instituto Estadual de Floresta (IEF) iniciaram ações de cooperação e construíram este Programa de Treinamento e Capacitação de Brigada Florestal Municipal para melhorar a capacidade de resposta dos governos estadual e municipal diante dos incêndios florestais.

A criação e implementação do Programa de Treinamento de Brigadas Florestais Municipais 2022 visa de forma objetiva preparar os municípios, com antecedência e de forma padronizada, para dar a primeira resposta às demandas de incêndios florestais em sua região até a chegada do apoio do estado, se necessário.