Nos últimos três dias, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu três grandes acidentes com vítimas presas nas ferragens. Na terça-feira (20), uma aeronave modelo 35A, jato turbo Fan, se acidentou no aeroporto da Pampulha durante um voo de treinamento e três vítimas ficaram presas na fuselagem. Quarta-feira (21), um caminhão desgovernado colidiu com a estrutura de uma loja no Buritis, em Belo Horizonte. O motorista, que faleceu com o impacto, também ficou retido nas ferragens. Já na manhã de ontem (22), um caminhão carregado com blocos de concreto capotou em Nova Lima deixando o motorista preso em meio a carga e destroços.

Ocorrências delicadas, com pouco espaço para trabalhar e que exigem mais do que perícia, necessitam de treinamento constante para aprimora a técnica.  Nesta semana, militares do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), em Contagem, realizaram mais um treinamento voltado para salvamento veicular, que faz parte de um workshop sobre o tema que teve quatro atividades práticas.

“A atividade de salvamento veicular se caracteriza por ser bastante ampla e técnica, sendo o treinamento fundamental para os militares envolvidos com a atividade operacional, a fim de reciclar o conteúdo aprendido e prepará-los para desafios que envolvem esse tipo de ocorrência. Explicou o tenente Pedro Henrique Moreira Magalhães, instrutor do treinamento.

A atividade final do Workshop foi realizada na quarta-feira (21), com a simulação de retirada de vítimas de veículos. As técnicas foram explicadas pelos instrutores e praticadas pelos alunos. Cada um executou uma determinada técnica com o devido revezamento para garantir a participação de todos militares.

A capacitação abordou as seguintes técnicas: estabilização sobre 4 rodas, manejo de vidros, retirada da porta (maçaneta e limitador), criação da 3ª porta, retirada da coluna B, elevação/rebatimento de painel, retirada ou rebatimento do teto e proteção de quinas. Num segundo momento, os bombeiros treinaram a estabilização de veículo tombado (VStrut), o manejo de vidros, a retirada de vítima pelo para-brisa dianteiro, retirada de vítima pela porta/Janela. Além disso, os militares receberam instruções teóricas sobre anatomia veicular; dinâmica dos acidentes, novas tecnologias, segurança, entre outros assuntos.

Os treinamentos são a base para uma atuação eficiente, seja ela em que área for. E o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais investe exponencialmente na capacitação e qualificação dos militares, a fim de potencializar o melhor atendimento aos cidadãos mineiros.