Na semana passada, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou um treinamento de condução de embarcação em águas rápidas, envolvendo os militares do 1º Comando Operacional de Bombeiros (1ºCOB), Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) e da Capitania Fluvial de Minas Gerais.

As atividades têm o intuito de promover a troca de experiência entre os militares das diversas unidades e apresentar as inúmeras formas de utilização das embarcações.

Já no primeiro dia, os militares tiveram uma explanação sobre componentes do barco e carretinha, bem como as peculiaridades inerentes no emprego da embarcação nas ocorrências e boas práticas, prosseguindo com as funcionalidades do bote inflável, as funções de cada tripulante, componentes da embarcação e manobras.

No decorrer do treinamento, os militares foram divididos em dois grupos, os quais acompanharam uma instrução teórica sobre motor de popa, ressaltando sua manutenção básica, funcionalidades e cuidados.

Eles também tiveram instrução e treinamento prático de condução de barco, bote inflável e moto aquática.

Outro ponto importante foi a instrução de Suporte Básico de Vida, focado em vítimas de afogamento, com prática para militares do CBMMG e da Marinha do Brasil.

Esse tipo de capacitação é essencial para aprimorar e regular o conhecimento dos militares, melhorando as condições de segurança e investindo cada vez mais no atendimento de excelência à população mineira.