Na última semana de fevereiro, entre os dias 22 a 26, o Pelotão de Operações Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (PQBRN) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou o recolhimento de sua tropa para nivelamento dos procedimentos e protocolos para o atendimento de emergências envolvendo produtos perigosos.

Durante o recolhimento, foram abordados diversos assuntos como normas e legislações referentes ao armazenamento e transporte de material perigoso, atendimento de ocorrências com produto não identificado, combate a incêndios em líquidos inflamáveis, além de emergências de grande vulto envolvendo armas químicas de destruição em massa.

Além disso, foi realizada uma visita técnica em uma indústria de processamento de carnes, visando o conhecimento e o funcionamento do sistema de refrigeração com utilização de Amônia, sendo esse produto altamente tóxico e comumente utilizado para resfriamento em grandes indústrias.

A atividade foi finalizada com a realização de um simulado envolvendo o atendimento a uma emergência com material radiológico. A atividade retratava o acidente com o transporte de uma fonte de urânio, além do salvamento de vítima e dos procedimentos de contenção e descontaminação técnica das equipes. O Evento contou com o apoio de uma equipe da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN).