Militares realizam simulado de evacuação com participação da população na cidade de Jequitibá

Início / Notícias Criado em: 23-12-2020 às 07h:05

No dia 22 de dezembro de 2020, domingo, no município de Jequitibá, foi realizado o 1° simulado de evacuação organizado pela Prefeitura Municipal e a 5° Companhia Independente de Bombeiros Militar (5ª Cia Ind BM), com sede em Sete Lagoas.

O tema da atividade foi a evacuação da população da área de risco de enchentes, alagamentos e inundações, visando o treinamento dos órgãos envolvidos e principalmente da população que convive com esses riscos.
Para o planejamento do simulado foram realizadas reuniões prévias de alinhamento entre as agencias e os militares da 5ª Cia Ind BM que tiveram como objetivo: o ajuste das condutas, atualização dos planos de contingência de proteção e defesa civil e demais ações em prol da melhoria contínua dos serviços prestados pelos órgãos envolvidos na Gestão do Risco de Desastres e que podem atuar na Gestão do Desastre.

O simulado contou com a participação do Prefeito atual, Senhor Humberto Reis que já vivenciou o desastre em janeiro de 2020, e do Prefeito eleito, Senhor Luiz Carlos Pinheiro. “A continuidade das ações de Redução do Risco de Desastres entre as mudanças das administrações públicas é fator preponderante para que as cidades se tornem resilientes aos desastres ao longo do tempo” ressaltou o Tenente Mateus Neves da 5ª Cia Ind BM.

Dentre as agências participantes, estiveram presentes na atividade, a Polícia Militar, Prefeitura de Jequitibá e todo o seu Secretariado, Coordenadorias de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) das cidades de Jequitibá, Contagem e Sete Lagoas, Guarda Municipal de Sete Lagoas, empresas privadas da região e a imprensa regional. Além dos bombeiros militares da 5ª Cia Ind BM, estiveram presentes integrantes da Divisão Operacional do 1º Comando Operacional de Bombeiros e do Batalhão de Operações Aéreas.

Essas ações fazem parte da estratégia de atuação para o período chuvoso 2020/2021 desenvolvidas pelo Comando do CBMMG e desdobradas em condutas específicas pelo 1º Comando Operacional de Bombeiros, sediado em Belo Horizonte.

A moradora Gleice Martins, que teve perdas materiais significativas em janeiro de 2020, participou do simulado: “É muito importante a iniciativa. Quando ocorrem os alagamentos as perdas são grandes e significativas. Já morei perto do rio e a sensação é muito triste. O trabalho é válido para que, se acontecer a enchente, possamos passar pelo problema de forma mais suave. Na hora do desespero, as pessoas ficam desorientadas e não sabem para onde ir, daí a importância da simulação”, considerou.

A atividade teve boa repercussão e atingiu aos objetivos propostos no planejamento de modo a capacitar e estreitar o relacionamento entre as agências envolvidas e aumentar o nível de percepção de risco e o fomento da autoproteção na população. Os objetivos contribuem para a construção de cidades resilientes aos desastres e um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico sustentável do Estado de Minas Gerais.