Militares do Pelotão de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Pbresc) do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad), participaram entre os dias 1 e 27 de março, do curso Método Arcón para busca e detecção de pessoas enterradas ainda vivas.

O Método Arcon é o avanço científico mais eficaz e consistentemente premiado no mundo pela ONU, universidades, governos, voltado para a preservação e resgate de vidas.  Um curso internacional que foi realizado durante o mês de março na Cidade do Panamá, oficializado pelo Ministério de Segurança Pública, organizado pela Polícia Nacional do Panamá, e ministrado humanitariamente pelo criador do Método Arcón, Dr. HC Jaime Parejo García, reconhecido mundialmente.

Vale ressaltar que a participação do cabo Antônio Eustáquio de Oliveira Fam e cabo Alef Nathan Oliveira Dumont, contou com o apoio incondicional de instituições e pessoas que acreditam na Busca, resgate e Salvamento com Cães: o comandante-geral, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho; o tenente-coronel Giderson Martins das Neves, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad); o deputado Federal Miguel Ângelo e a Fundação Salvar.