Somadas as diversas respostas aos incêndios florestais, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerias (CBMMG) dispõe de um Grupo Temático Operacional (GTO) de Incêndio Florestal, fórum tecnicamente qualificado que visa o desenvolvimento de novas técnicas, realização de pesquisas, melhoria na qualidade do serviço prestado pelo CBMMG. Foram atendidas mais de 18 mil ocorrências de incêndio florestal pela corporação em todo o território de Minas Gerais, apenas no ano de 2022.

Durante o período de 08 a 20 de maio de 2023, o capitão Warley de Paula, o tenente Rafael de Lima Gomes e o sargento Douglas Paulino de Oliveira, militares do CBMMG e membros do GTO de Incêndio Florestal, realizaram diligência técnica operacional em Portugal. A atividade compreendeu a visita ao laboratório de estudos sobre Incêndios Florestais em Lousã/Portugal, participação da 8ª Conferência Internacional sobre Incêndios Florestais (Wildfire 2023) e o intercâmbio em 5 unidades dos bombeiros sapadores de Portugal: Lisboa, Porto, Coimbra, Tomar e Vila Nova de Gaia.

A participação nos eventos proporcionou melhor compreensão do processo de Gestão do Risco e Gestão dos Incêndios Florestais, tanto em Portugal quanto em outras partes do mundo, com troca de experiências internacionais. Visando a ampliação do Laboratório da Academia de Bombeiros Militar como recurso para os cursos de formação e especialização do CBMMG, buscou-se o estreitamento de contatos com pesquisadores da Universidade de Coimbra mediante a visita técnica às instalações do Laboratório de Incêndio Florestal, pioneiro no mundo dotado de aparatos logísticos que permitem compreender os fenômenos do fogo nos incêndios florestais.

Segundo o tenente Lima, “novas portas se abriram, a diligência proporcionou muito conhecimento e que agora será compartilhado. Buscamos uma atualização sobre estratégias, tecnologias e novos processos operacionais de prevenção e combate a incêndios florestais com profissionais de referência internacional”.