Uma comitiva formada por quatro Militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) concluíram, no dia 10 de dezembro, o Curso de Especialização em Perícia de Incêndio e Explosão, ofertado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo - CBMES.

Com carga horária de 424 horas-aula, divididas nas etapas teórica e prática, o curso que se iniciou no dia 23 de agosto, foi concluído no último dia nove. Dentre conteúdos ministrados, destacam-se os estudos sobre comportamento e ciência do fogo, seus efeitos sobre os sistemas construtivos, sistemas elétricos aplicados à atividade de investigação de incêndio, método científico da investigação de incêndio em edificações, explosões, veículos automotores e incêndios florestais, além de simulação computacional de incêndios, dentre outros.

Além dos militares mineiros, oficiais dos Corpos de Bombeiros Militares do Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso participaram do curso, que contou ainda com discentes da Polícia Federal e Polícia Civil do Espírito Santo. O corpo docente teve participação de militares referência na atividade de investigação de incêndio no cenário nacional, dentre eles o comandante-geral do CBMES, coronel Alexandre Cerqueira, do tenente-coronel Benício Ferrari, tenente-coronel Scharlyston Paiva, major André Lugon, além do coronel George Cajaty, do CBMDF.

A atividade de perícia de incêndio é atribuição constitucional do CBMMG e tem como objetivo identificar as causas de incêndio, possibilitando o desenvolvimento de melhores técnicas de combate, elaboração de normas para a segurança das pessoas e seus bens, além de direcionar as ações de prevenção realizadas pela corporação. Assim, de maneira indireta, se trata de uma importante ferramenta de melhoria contínua, na busca da excelência dos serviços prestados à sociedade mineira, não se confundindo com as perícias criminais, missão constitucional da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais.

A capacitação do efetivo para a prestação de mais e melhores serviços é política do Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, sendo a formação de peritos em incêndios mais uma entrega do Grupo Temático Operacional (GTO) de Perícia de Incêndio, fórum criado em agosto de 2021 para desenvolver a atividade na corporação.