Nos dias 26 e 27 de julho, aconteceu na cidade de Franco da Rocha, em São Paulo, nas dependências da Escola Superior de Bombeiros (ESB) do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) o evento de salvamento em altura Rope Days.

O Rope Days é um encontro técnico-científico de Salvamento em Altura realizado anualmente pelo CBPMESP com o objetivo de que os profissionais bombeiros militares conheçam e troquem experiências sobre técnicas de salvamento, equipamentos, protocolos entre outros assuntos. A programação do evento contou com palestras de especialistas renomados na área, demonstrações de inovações tecnológicas dos principais fabricantes de materiais, acesso por cordas e salvamento do mundo e com um torneio de salvamento em altura entre os Corpos de Bombeiros Militares participantes.

Durante dois dias diversos militares, profissionais e empresas especializados em atividades fora da cota zero se reuniram para trabalhar o tema e seus possíveis desdobramentos a nível nacional, buscando elevar a percepção de risco e a evolução técnica dos trabalhos com cordas.

Durante o primeiro dia houve uma área destinada a expositores e no auditório da Escola Superior de Bombeiros (Franco da Rocha – SP) diversas palestras com autoridades nacionais e internacionais.

O segundo dia de evento foi destinado à competição de salvamento, em que 14 equipes de todo o Brasil disputavam em cinco cenários reais, dentre eles: o salvamento de um trabalhador em um edifício de 22 andares e uma retirada de vítima via tirolesa do alto do Memoria da América Latina.

Por intermédio do Grupo Técnico Operacional (GTO) da Salvamento em Altura, o CBMMG enviou uma delegação ao evento com 8 militares especialistas para o evento. A participação dos militares foi de grande relevância institucional para que o CBMMG esteja posicionado no cenário nacional de salvamento em altura, interagindo e contribuindo com grande qualidade técnica e experiência no desenvolvimento e fortalecimento da atividade nos Corpos de Bombeiros de todo o Brasil.