O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou na manhã dos dias 17 e 19 de outubro, um encontro com o Serviço Geológico do Brasil (SGB) para abordar o tema “Percepção do Risco Geológico com Foco nos Atendimentos Emergenciais”.

Esse trabalho conjunto entre as instituições, ocorreu no auditório da Academia de Bombeiros Militar, e contou com a presença de militares de diversos setores do CBMMG. O objetivo do treinamento foi para capacitar os militares empenhados no 4° esforço. O assunto abordado é de fundamental importância para a atuação do CBMMG, tendo em vista as diversas ocorrências relacionadas a desmoronamentos, deslizamentos, e outros acidentes geológicos que os militares atendem em todo o estado, principalmente no período chuvoso.

Os assuntos em pauta foram apresentados pelo professor, Heródoto Goes, formado em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, e que atua desde 2014 na área de geologia aplicada da Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil, na Superintendência Regional de Belo Horizonte.

O professor Heródoto Goes, trabalha na realização de mapeamento de áreas de risco geológico e hidrológico no contexto do projeto “Cartografia de Áreas em Alto e Muito Alto Risco a Movimentos de Massa, Enchentes e Inundações”, no qual já participou da setorização do risco de 34 municípios, sendo 23 em Minas Gerais, 7 no Espírito Santo e 4 em Santa Catarina. Além disso, atua no projeto “Cartas de Suscetibilidade a Movimentos de Massa e Inundações”, principalmente na etapa de validação em campo dos dados modelados.