Militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) marcaram prensenca em treinamento que envolve o salvamento de vítimas que são atingidas por algum tipo de estrutura e acabam sofrendo esmagamento. A Paratech University é um treinamento prático de dois dias usando as mais recentes técnicas de levantamento pesado, estabilização e escoramento estrutural. O primeiro dia contempla a inscrição, apresentação e revisão teórica dos conteúdos. Os participantes são divididos em quatro equipes. Durante os dois dias, os participantes passam por diferentes estações de práticas. A Paratech University termina com a integração de todas essas estações em um único exercício técnico final de resgate para desafiar todas as habilidades aprendidas.

As estações de prática incluem: Laboratório de Ferramentas – para entender como os equipamentos da Paratech funcionam. Estabilização do veículo: Uso de escoras Paratech em um veículo capotado e um veículo tombado. Elevação e estabilização de veículos pesados: Utilização de escoras hidráulicas. Contraventamento estrutural: Construção de Raker absoluto e suspenso. Sistemas de elevação: Uso de Monopé e Bipé. Elevação com almofadas pneumáticas: Utilização de almofadas de alta pressão Maxiforce®️ e Multiforce. Exercício final: Resumo do que foi aprendido aplicado ao movimento de objetos pesados.

Quatro militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais participaram do treinamento. O evento Paratech University é muito comum na Europa e nos EUA e aconteceu pela primeira na America Latina no Chile, no periodo compreendido de 22 a 24 de outubro. Os militares também aproveitaram a oportunidade para fazer um intercâmbio com a equipe USAR do Chile, sendo possivel visitar o Bombeiro de Viña Del Mar, conhecer a logística de desastre e a academia de bombeiros de Santiago capital do país.