O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais enviou militares para participar do importante Curso de Geoprocessamento aplicado a Incêndios Florestais (CGIF) ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), entre os dias 14 e 18 de março.

Os bombeiros designados para participação no referido curso são militares membros do Grupo Temático Operacional (GTO) de Combate a Incêndio Florestal, da unidade especializada no atendimento a emergências de Combate a Incêndios Florestais no Estado de Minas Gerais e também da Seção de Planejamento Estratégico e Logístico do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad). Além disso, são agentes de difusão do conhecimento, sendo coordenadores e instrutores nas matérias dos diversos cursos do CBMMG.

O objetivo é implementar os importantes conceitos que foram apresentados e o uso de ferramentas para análise estratégica espacial e estatística, o que poderá auxiliar no subsídio para tomadas de decisão.

Destacam-se, entre outras, as disciplinas protagonistas do curso:

- Obtenção e tratamento de imagens georreferenciadas;

- Uso de ferramentas de sensoriamento remoto;

- Uso ferramentas de manipulação de dados georreferenciados;

- Criação de mapas temáticos aplicados aos Incêndios Florestais;

- Implementação de Monitoramento Operacional.

O CBMMG investe cada dia mais na capacitação dos seus profissionais, com intuito de oferecer o melhor atendimento à população.