Na manhã desta terça-feira (19), militares do 6° Pelotão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastre (Pemad) do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7° BBM), realizaram um Workshop em Salvamento Veicular que teve a coordenação e acompanhamento do comandante do Pelotão Especializado e contou com a participação de todos os integrantes do Pemad.

O treinamento foi ministrado por militares do Pelotão com especialização em salvamento veicular contando também com o apoio de militares que atuam em outras unidades responsáveis pelo atendimento de ocorrências em áreas de atuação do 7° BBM.

Após difusão do conhecimento teórico de maneira prévia aos militares envolvidos, foi possibilitado a eles o treinamento prático com foco nas ações de avaliação de cenário, gerenciamento de riscos com ênfase em estabilização (veículo sobre quatro rodas, veículo tombado e veículo capotado), manejo de vidros, técnicas para retirada de portas, técnicas de rebatimento e elevação de painel, além de retirada parcial e total de teto.

A capacitação integra as ações de padronização de procedimentos operacionais, implantadas no Norte de Minas Gerais desde outubro de 2017, a partir da realização da 6°edição do Curso de Salvamento Veicular (CSV) no 4°Comando Operacional de Bombeiros (4°COB), em Montes Claros.

Segundo o comandante do 6º Pelotão, 1° Tenente BM Warley Souza Nunes, o evento teve como objetivo capacitar os militares na doutrina de salvamento veicular voltada ao atendimento de ocorrências envolvendo vítimas presas às ferragens, prestando assim, melhor atendimento à população Norte Mineira.