Encerra nesta sexta-feira (12), a capacitação em Geoprocessamento aplicado a Incêndios Florestais, que está sendo ministrada a militares do Quarto Comando Operacional de Bombeiros (4º COB), por militares do Grupo Temático Operacional (GTO) de Incêndio Florestal e gerenciada pelo Comando Especializado de Bombeiros (CEB).

A capacitação acontece na cidade de Montes Claros, tendo as atividades sido realizadas no laboratório de informática do Campus da Universidade Estadual do município. Ao todo participaram da qualificação 25 bombeiros militares, sendo que 17 estão lotados nas UEOPs do 4º COB, além de 6 bombeiros militares do 5º COB e 02 militares do 1º COB.

Os militares receberam importantes conceitos sobre o uso de ferramentas para análise estratégica espacial e estatística, o que poderá auxiliar no subsídio para tomadas de decisão na gestão e combate aos incêndios florestais, principalmente nas Unidades de Conservação do Estado, que em 2024, com o advento do Decreto Estadual 48.767/2024, terá o CBMMG à frente da Gestão Operacional da Força Tarefa Previcêndio

Destacam-se, entre outras, as disciplinas protagonistas do curso:

- Obtenção e tratamento de imagens georreferenciadas;

- Uso de ferramentas de sensoriamento remoto;

- Uso de ferramentas de manipulação de dados georreferenciados;

- Criação de mapas temáticos aplicados aos Incêndios Florestais;

- Implementação de Monitoramento Operacional.

O CBMMG investe cada dia mais na capacitação dos seus profissionais, com intuito de oferecer o melhor atendimento à população.