Na tarde da última terça-feira (12), militares do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), participaram de uma operação conjunta batizada de HEFESTO,  que tinha como objetivo o combate ao crime de receptação de materiais metálicos, consequência do aumento da comercialização irregular de metais oriundos do crime de furto.

A Operação conjunta foi desencadeada nas cidades de Juiz de Fora, Ubá, Muriaé, Leopoldina e Viçosa e contou com a atuação conjunta do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Militar de Meio Ambiente, Polícia Civil, Prefeituras Municipais através das secretarias de fiscalização, Secretarias de Limpeza Urbanas, Técnicos de operadoras de telefonia, CEMIG e MRS.

Em toda Zona da Mata Mineira, mais de 50 estabelecimentos de comércio de sucata e ferro velho foram fiscalizados, sendo que em Juiz de Fora foram fiscalizados 18 estabelecimentos (ferro velho e sucateiras), tendo a ação obtido excelentes resultados:

Das edificações vistoriadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, 4 edificações estavam regulares, 34 edificações estavam irregulares ou em situação de regularização, sendo aplicadas 24 advertências escritas e 10 sanções de primeira multa.

Por parte da PMMG as ações resultaram em quatro autores presos, sendo três pelo crime de receptação de tampas de bueiros, Cemig e materiais metálicos da MRS), e um preso pelo cometimento de crime ambiental (depósito de lixo e resíduos às margens de curso d'água).

Pela fiscalização da Prefeitura de Juiz de Fora foram aplicadas 24 autuações por infrações diversas.