Militares do 1º COB se preparam para o período chuvoso

Início / Notícias Criado em: 19-11-2021 às 16h:37

Seguindo as diretrizes do Plano de Preparação e Resposta ao Período Chuvoso 2021/2022 do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e as orientações emanadas pelo 1° Comando Operacional de Bombeiros (1ºCOB), o 1º Batalhão de Bombeiros (1º BBM) realizou, nos dias 16 e 18 de novembro, um treinamento para atuação em enchentes e inundações.

Ao todo, 86 militares do 1°, 2º e 3°BBM’s participaram das atividades práticas, que ocorreram no rio Paraopeba (Brumadinho). Durante a capacitação, os militares puderam participar de oficinas e executar técnicas de salvamento com vítimas ilhadas, vítimas em correnteza e técnicas de acesso em águas rasas.

Em busca do melhor

O CBMMG tem como premissa a busca constante pela capacitação continuada e o nivelamento cognitivo dos bombeiros militares nas missões de salvamento durante as catástrofes causadas pelo período chuvoso.

As ocorrências mais comuns do período são os deslizamentos, desabamentos, soterramentos, alagamentos e inundações que aumentam consideravelmente em tempos de chuvas constantes, trazendo diversos danos materiais e humanos para a população. O treinamento cotidiano e efetivo representa uma das bases do serviço especializado para minimizar os danos, bem como reduzir o tempo resposta e potencializar os salvamentos em ocorrências dessa natureza.