Durante o mês de abril, os Núcleos de Incêndio Florestal (NIF’s) do Primeiro Comando Operacional de Bombeiros ( 1ºCOB) participaram de treinamento que faz parte da preparação para o período de estiagem, ministrado na Academia de Bombeiros Militar (ABM), sob coordenação dos militares do Pelotão de Combate a Incêndio Florestal (PCIF).

No treinamento foram ministradas instruções de geolocalização; combate a incêndio florestal; manejo integrado do fogo; uso de equipamentos e ferramentas para combate direto e indireto a incêndios em vegetação; deslocamento com aeronaves; segurança nas operações, dentre outras, além de atividade de campo no Parque Estadual Serra do Rola Moça, onde os militares tiveram instruções práticas e realizaram acampamento.

O 10º Batalhão de Bombeiros Militar conta com seis militares no Núcleo de Incêndio Florestal das cidades de Divinópolis, Formiga, Oliveira e Bom Despacho. A intenção é que esses bombeiros atuem em conjunto com militares do PCIF e NIFs de todo estado em combate a incêndios de grandes proporções.