Na última terça-feira (23), dezesseis bombeiros militares da 1ª Companhia Independente promoveram um treinamento de Salvamento em Altura no teleférico de Poços de Caldas. Os militares realizaram dois dias de atividades teóricas e práticas, com aplicação de conhecimentos específicos para o atendimento em ambientes complexos.
A coordenação do treinamento foi realizada pelo tenente Tárcio e o soldado Magalhães. Ambos dominam o assunto por terem passado pelo Curso de Especialização em Salvamento em Altura, que prevê uma melhor aplicação de técnicas para um resgate rápido e seguro.
O Teleférico de Poços de Caldas, que é um dos atrativos da cidade muito procurado por turistas, é considerado o maior do Brasil, com extensão de cerca de 1.680 metros e torres que podem chegar a 20 metros. Hoje, o Grupo Citur faz a gestão desse e de outros pontos turísticos do município.
Além de contar com equipamentos apropriados para a atividade, é preciso também investir na qualificação dos militares em ambientes específicos, a fim de aprimorar a capacidade e as habilidades das equipes de salvamento, melhorando assim o atendimento do Corpo de Bombeiros à população.