Na manhã da última segunda-feira (17), no Parque Municipal do Mocambo, o 12°Batalhão de Bombeiros Militar (12°BBM) realizou o lançamento do Plano de Preparação e Resposta ao Período de Estiagem em Patos de Minas. O Plano prevê ações de Gestão do Risco de Desastre, de caráter preventivo, por meio do qual estão sendo realizadas vistorias em lote vagos, e também ações de Gestão de Desastre, quando serão intensificados os combates aos focos de incêndio. Tal ação está inserida na Iniciativa da ONU/UNNDR Patos de Minas mais Resiliente 2030.

Os bombeiros militares realizaram a montagem de um estande para exposição de materiais utilizados no combate a incêndios florestais e puderam conversar com a população, promovendo alertas sobre os riscos que o período de estiagem traz, mostrando um pouco mais da atuação do Corpo de Bombeiros nessa época do ano.

A publicação do plano promove transparência nas ações do Batalhão de Bombeiros relacionadas à prevenção e combate aos incêndios florestais. A população pôde ter conhecimento das estratégias adotadas pelos militares, bem como acompanhar o investimento em recursos humanos e materiais para enfrentar esta problemática.

Estiveram presentes também os alunos do Projeto Bombeiro Mirim que, na oportunidade, fizeram uma caminhada ecológica pelo parque. Acompanhados por uma bióloga da prefeitura de Patos de Minas, puderam receber várias informações acerca da fauna e flora predominantes em nossa região.

Conscientizar as crianças desde cedo também promove uma mudança cultural positiva na sociedade como todo. À medida que crescem com uma consciência ambiental sólida enraizada em seu caráter, eles têm maior probabilidade de se tornarem adultos comprometidos com práticas sustentáveis e atuantes na proteção do meio ambiente.