Militar do CBMMG finaliza curso de busca em Portugal com sua companheira Hera

Início / Notícias Criado em: 03-01-2023 às 11h:31

No mês de dezembro, o cabo Nathan, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) juntamente com sua companheira de trabalho, a cadela Hera, concluíram com grande êxito, a participação no 5°Curso Cinotécnico de Busca e Socorro da Guarda Nacional Republicana, em Portugal.

A capacitação contou com participantes de diversos países, como Portugal, Espanha e Brasil. O curso aconteceu entre os dias 26 Setembro e 22 Dezembro de 2022. O cabo Nathan, e a cadela Hera, lotados no Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD), concluíram as aulas e avaliações do curso que contou com 444 horas letivas, divididas entre obediência canina, técnicas e táticas de busca e socorro, busca em área urbana (escombros) e grandes aéreas (rural), bem como controle fronteiriço da imigração ilegal por meio da identificação do odor humano em diferentes tipos de compartimentos.

O 5°Curso de Busca e Socorro promovido pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e encabeçada pelo Grupo de intervenção Cinotécnico (GIC) será de grande importância para o militar mineiro, e para todo o CBMMG, já que foi possível observar e aprender o que de mais moderno tem sido aplicado no treinamento com cães. Além disso, os exercícios de busca praticados no curso serão essenciais para emprego dos cães nas ocorrências no Estado de Minas Gerais no que tange a pessoas desaparecidas em grandes áreas, principalmente, rurais.

O CBMMG atua com os militares e os cães em ocorrências como, de vítimas sob estruturas colapsadas em edificações ou deslizamentos em áreas urbanas, pessoas que se perdem em trilhas, turistas mal informados, e que acabam se perdendo na mata, ou mesmo pessoas com problemas mentais que adentram em áreas rurais sem deixar pistas são vítimas potenciais buscadas por equipes de bombeiros militares. Além destas, tem-se também uma série de acionamentos para busca de cadáveres nos mais diversos locais, urbanos e rurais.

Para solucionar tais ocorrências, equipes de busca terrestre empenham um considerável efetivo nessas missões. Assim, no intuito de minimizar tempo de resposta, bem como reduzir efetivo das missões, o emprego de cães vem sendo amplamente utilizado nas buscas terrestres.

Os cães tem características extremamente aguçadas de visão (em buscas noturnas), audição e, principalmente os olfatos dos cães estão sendo bastante explorados como recurso para otimização e resolução das ocorrências.

O cabo Nathan, destacou a grande importância em ter realizado o curso em Portugal:

“Para mim o curso foi de grande valia, já que foi possível observar e aprender o que de mais moderno tem sido aplicado no treinamento com cães, seja na parte da obediência ou nos trabalhos de busca pelo odor humano. A presença no curso em outros países, como Portugal, Espanha e Timor Leste, possibilita o contato com outras culturas e realidades distintas de trabalho cinotécnico. Esse enriquecimento profissional e pessoal contribuirá para melhor desenvolvimento no trabalho de Busca e Salvamento desempenhado no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Portugal é reconhecido pelos investimentos na causa cinotécnica e tem grande destaque nas operações "Frontex", cooperação entre países europeus para atuação conjunta na manutenção e padronização no treino de cães de segurança pública.

Esse oportunidade possibilita  a observação de mecanismos modernos aplicados nos países desenvolvidos da União Europeia e mundial na utilização dos cães de trabalho, o que agregará muito valor na atividade cinotécnica de Busca com cães no Estado de Minas Gerais.