O primeiro Curso de Operações Envolvendo Árvores - Copar 2021, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), na cidade de Goiânia-GO, no mês passado, também é o primeiro a ser ministrado por uma instituição Bombeiro Militar do Brasil.

A atividade contou com instruções que visaram ensinar novas práticas e doutrinas aos alunos voltadas para vistoria, corte e poda de árvores. Durante o curso, foram ensinadas técnicas de trabalho em altura, manutenção de motosserras, biologia e avaliação de árvores, nós e amarrações, sistemas de ascensão, escalada, movimentação em copas de árvores, corte e poda de árvores, corte de árvores utilizando guindastes e salvamento em árvores.

O curso contou com a participação de 18 bombeiros militares, sendo 16 do CBMGO e 2 do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), pertencentes ao 12º Batalhão de Bombeiros Militar (12ºBBM), sargento Hebert e soldado Cruzeiro, além de uma comitiva do Grupo Temático Operacional que realizou uma visita técnica, afim de acompanhar o treinamento para que seja estruturado dentro da corporação em Minas Gerais.

O treinamento serviu para agregar conhecimento aos militares, uma vez que a atividade é comum na instituição, de forma que o assunto possa ser replicado entre os bombeiros. Ao final do curso, o Soldado Cruzeiro foi premiado com o 1º lugar geral, engradecendo o nome do CBMMG frente às outras corporações.