Mergulhadores do 5º BBM iniciam reciclagem de mergulho

Início / Notícias Criado em: 22-03-2022 às 16h:11

As operações de mergulho compreendem uma ampla área de atuação pelo Corpo de Bombeiros, variando em complexidade, grau de risco, tempo de atuação, recursos utilizados.

O sucesso dos trabalhos de buscas submersas ocorre em decorrência da preparação de militares para as diferentes situações de mergulho.

Desde as buscas menos complexas, em locais menos profundo, à procura por objetos, até os trabalhos de recuperação de vítimas em decorrência de diversos afogamentos, em águas de grandes profundidades, devem ser realizados dentro da máxima segurança para os mergulhadores e equipes de resgate.

A capacidade de buscar corpos e bens materiais debaixo d’água e trazê-los à superfície é uma habilidade valiosa para o mergulhador do Corpo de Bombeiros.

Para qualificar, cada vez mais a tropa operacional, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerias busca a promoção de constantes treinamentos. Dessa forma, visando melhorar a qualidade nos atendimentos, o 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberlândia (5º BBM) iniciou a reciclagem anual de mergulhadores da unidade.

Com carga horária de 40 horas, a reciclagem terá duração de uma semana para cada turma. Devido à quantidade de mergulhadores do Batalhão, serão três turmas previstas entre os dias 14 e 31 de março.

Além dos mergulhadores do Batalhão, também fazem parte da reciclagem os mergulhadores da Companhia de Araguari e dos Pelotões das cidades de Tupaciguara e Ituiutaba.

No mergulho não há lugar para a impetuosidade e improvisos, requer conhecimento técnico, cuidado, atenção aos detalhes e planejamento avançado.