A capacitação é um reforço na preparação dos discentes para os desafios que permeiam a comunicação

Nesta segunda-feira (2), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio da Assessoria de Comunicação Organizacional (EMBM5), promoveu mais uma edição do Media Training, o qual é um treinamento que visa capacitar os militares para lidar com a mídia de forma eficiente e levar conhecimento sobre temas afetos à comunicação organizacional.  

A capacitação é ofertada a alunos nos cursos de Especialização e Gestão e Defesa Cilvi (Cegedec), Formação de Oficiais (CFO), Habilitação de Oficiais (CHO), Formação de Sargentos (CFS) e Especial de Formação de Sargentos (CEFS) da Academia de Bombeiros Militar (ABM). Somente em 2024, o CBMMG já treinou cerca de 250 militares para realizar atendimentos à imprensa, produção de conteúdo para as mídias sociais, cerimonial, produção de vídeos e padronização de peças gráficas, conforme manual de identidade visual da instituição.

Nesta última edição, cerca de 140 militares dos cursos de Formação de Sargentos e Especial de Sargentos assistiram a uma apresentação da chefe de Comunicação Organizacional do CBMMG, tenente-coronel Ana Carolina Nunes de Oliveira e o subchefe major Rafael Neres dos Santos sobre as atribuições da EMBM5 e a importância da comunicação assertiva. A primeira parte do evento foi realizada no auditório do Colégio Militar de Belo Horizonte, onde eles também receberam instruções sobre as mídias sociais com o tenente Elton Assumpção.

Em um segundo momento, já no auditório da Academia de Bombeiros Militares, eles participaram de palestras proferidas pelos jornalistas Carlos Eduardo Alvim, da TV Globo; Luciana Viana e Marcos Marcelino Maracanã da TV Bandeirantes. Os jornalistas que atuam em duas grandes emissoras de Minas, conversaram com a turmas sobre o relacionamento com a imprensa, entrevistas e a cobertura jornalística dos factuais (ocorrências em andamento). A ênfase das apresentações teve como base o ótimo relacionamento entre o Corpo de Bombeiros Militar e os veículos de imprensa.

A atividade prática foi comandada pelo porta-voz e chefe da Assessoria de Imprensa do CBMMG, tenente Henrique Barcellos, que promoveu uma série de entrevistas ao vivo com discentes sobre assuntos rotineiros e polêmicos. Com o auxílio de uma jornalista e um cinegrafista que produziu imagens como se estivessem de fato na TV, eles foram submetidos a pressão de responder sobre temas variados durante o atendimento operacional com perguntas desafiadoras, forjando a capacidade de resposta e desenvolvendo habilidades para lidar com a imprensa em situações reais.