Maio Amarelo e a segurança no trânsito

Início / Notícias Criado em: 06-05-2021 às 15h:20

Em 2019, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) atendeu mais de 26 mil ocorrências relacionadas com acidentes de trânsito em todo o estado. No ano passado, tivemos quase 25 mil registros de acidentes, sendo que boa parte deles levaram a morte ou sequelas irreversíveis para passageiros, pedestres e demais envolvidos.

No mês passado, a violência dos acidentes na região metropolitana de Belo Horizonte assustou a população e deixou as rodovias interditadas por muitas horas, além de causar outros transtornos e prejuízos. Na manhã de ontem (5), bombeiros de Pará de Minas e Nova Serrana atenderam um chamado para vítima de capotamento de carreta na BR 352, com vítima presa às ferragens. O Arcanjo também foi acionado para dar apoio às equipes. Segundo histórico, o motorista de um caminhão de caçamba, carregado com cascalho, ficou preso pelo volante do veículo. Houve vazamento de óleo na pista e os bombeiros trabalharam para socorrer a vítima e cuidar do local para evitar novos acidentes.

Essa rotina se repete todos os dias em várias cidades do estado e é por isso que que o CBMMG apoia as campanhas que valorizam a vida e estimulam uma direção mais consciente, com é o caso da campanha Maio Amarelo, cujo o movimento nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Tudo pela vida

A OMS (Organização Mundial da Saúde) contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito nos próximos anos (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.

Valorize sua vida, dirija com segurança e não ignore as manutenções periódicas dos veículos. Em caso de acidente, ligue 193!

Bombeiro, o amigo certo nas horas incertas!