Na tarde de ontem, 22 de janeiro de 2025, no Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, foi lançada a pedra fundamental para a construção da 5ª Companhia Especial de Operações Aéreas/Suporte Avançado de Vida/Juiz de Fora (CEOA/SAAV/JF), base integrada do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O evento contou com a presença do senhor Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema.

Também estiveram presentes a chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, o comandante do 3º Comado Operacional de Bombeiros (3º COB), coronel  Winderson Alain Moura,  a Comandante do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), tenente-coronel Karla Lessa Alvarenga Leal, os presidentes do Cisdeste, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, e do Cisru, Carlos Augusto Soares Nascimento, o Promotor de Saúde Rodrigo Barros, entre outras autoridades civis e militares. 

A nova base, que atenderá diretamente toda a área do 3º COB, alcançando 198 municípios das macrorregiões Sudeste, Leste do Sul e Centro-Sul, vai oferecer suporte aéreo especializado para atendimentos de urgência e emergência, fundamental para salvar vidas em situações críticas. A obra tem início hoje (23) com a construção de uma sede moderna, atendendo as normativas de SSCIP, vigilância sanitária, de aviação, com projeto facilitador de fluxos de processos operacionais integrados do SAAV, de capacitação continuada do efetivo específico, manutenção e abastecimento de aeronaves e com capacidade operacional de executar simultaneamente operações de todo o portfólio institucional aéreo, é um marco para a região, principalmente para a saúde, permitindo o deslocamento rápido de equipes médicas e pacientes.

A instalação da CEOA/SAAV/JF é resultado de um esforço conjunto entre o CBMMG, Ministério Público, Cisdeste, Cisru e o Governo de Minas Gerais. Para a execução da construção com projeto e fonte de recurso alternativo diferenciados, o terreno foi cedido pela Prefeitura de Juiz de Fora, o projeto é do CBMMG e o Cisdeste coordenou a licitação da obra. A conclusão é prevista para 8 a 12 meses, com operação da unidade prevista para o primeiro trimestre de 2026.

Com essa nova estrutura, o CBMMG reforça seu compromisso com a população, ampliando a capacidade de atendimento emergencial e fortalecendo a segurança pública, a proteção e defesa civil e o sistema de saúde no Estado.