No mês de junho, os capitães do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), matriculados no Curso de Especialização em Gestão e Proteção e Defesa Civil (Cegedec), receberam a integrante do Conselho Fiscal da ABC Pública e assessora de comunicação do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG), Lília Gomes, e o jornalista e apresentador da rede Globo, Sérgio Marques, que ministraram palestras sobre comunicação.

As palestras aconteceram na Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais (ABM), como parte da disciplina de Comunicação Organizacional, a convite da tenente-coronel Jordana de Oliveira Daldegan, titular da matéria.

A primeira foi ministrada no dia 12 de junho, pela jornalista Lília Gomes, que abordou temas extremamente relevantes como os marcos teóricos sobre a comunicação, acesso à informação e transparência no Brasil e os doze princípios da comunicação pública. Também foram realizadas discussões importantes sobre desinformação, legitimidade das organizações públicas, participação social e preservação da memória de conteúdos produzidos.

A segunda ocorreu no dia 19 de junho e foi realizada pelo jornalista Sérgio Marques, que abordou a importância do bom relacionamento e da comunicação eficiente entre o CBMMG e os veículos de imprensa, principalmente durante grandes ocorrências, bem como abordou aspectos relevantes a serem observados durante a participação em uma entrevista.

Os dois eventos oportunizaram aos discentes compreender melhor o panorama da comunicação pública no contexto das organizações, estabelecendo conexões com as temáticas abordadas anteriormente no curso sobre comunicação e marketing no serviço público e os desafios enfrentados na atualidade, permitindo a troca de informações e o aprofundamento do conhecimento.

Para o capitão Mardell da Silva Alves, discente do curso: “essas palestras proporcionam uma oportunidade única de interação direta com profissionais experientes e expressivos no campo do jornalismo, permitindo obter uma visão aprofundada sobre a importância da comunicação em especial no CBMMG”, destacou o oficial.

O curso

O Cegedec, que possui duração de 9 meses, possibilita aos oficiais intermediários uma reflexão sobre gestão pública, proteção e defesa civil, relacionando o seu papel no contexto da sociedade. Diante disso, o conhecimento construído durante as palestras se torna necessário para o aprimoramento de habilidades e conhecimentos para profissionais que vão atuar em posições estratégicas na corporação.