IPSM realiza solenidade de Aniversário de 110 da autarquia e de outorga da Medalha Manoel Sores do Couto

Início / Notícias Criado em: 19-10-2021 às 17h:25

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 19 de outubro de 2021, na Academia da Polícia Militar, a Solenidade Comemorativa do Aniversário de 110 anos do Instituo de Previdência dos Servidores Militares (IPSM) e Outorga da Medalha Manoel Sores do Couto. O evento contou com a presença da Diretoria do IPSM, do Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, e do Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho, representando o Comando-Geral do CBMMG. A cerimônia foi restrita, em conformidade com os protocolos de segurança sanitária.

As origens históricas do IPSM remontam ao ano de 1903, quando esboçaram-se tentativas de organizar uma sociedade de amparo à família dos militares do estado de Minas Gerais. O falecimento de um oficial ou praça significava a dificuldade financeira para sua família, já que naquela época dificilmente a mulher estava inserida no mercado de trabalho e dependiam geralmente do salário do marido militar. Afinal, a 19 de setembro de 1911, foi sancionada a Lei Nº 565 que instituiu a “Caixa Beneficente da Força Pública de Minas Gerais”.

Como forma de preservar e cultuar as tradições e os valores que sustentam a longevidade das instituições em Minas Gerais e homenagear militares, civis e entidades, foi instituída, em 2019, a “Medalha Coronel Manoel Soares do Couto”, assim nomeada em deferência ao primeiro Diretor-Geral do IPSM. A “Medalha Coronel Manoel Soares do Couto” é destinada a condecorar personalidades militares e civis e instituições que contribuam de maneira ímpar para o engrandecimento do IPSM e se destacam, quer seja pela responsabilidade, ética, dedicação e seriedade, valores indissociáveis, convergentes e que se complementam para a obtenção de objetivos individuais e institucionais, com que atuam e participam do cotidiano do IPSM.

Hoje, também foi comemorado o Dia do Pensionista do IPSM. A senhora Maria Alda, pensionista do Instituto, foi agraciada com a Medalha Manoel Sores do Couto e recebeu das mãos do nosso Diretor, um arranjo de flores, simbolizando nossa deferência e respeito.

Antes do encerramento da Solenidade, aconteceu o lançamento oficial do Planejamento Estratégico do IPSM para o biênio 2022-2023. O coronel Vinícius entregou a versão impressa do E-book aos representantes do Comando-Geral da Polícia e Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.