Na manhã da última terça-feira (29), ocorreu a solenidade de aniversário do Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM) e a entrega para os agraciados da Medalha Coronel Manoel Soares do Couto.

O Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais atua há 111 anos em prol da qualidade de vida da família militar mineira.

Os registros históricos revelam que a iniciativa da criação do IPSM foi de um grupo de sargentos da força pública do Estado de Minas Gerais (antiga denominação da Polícia Militar de Minas Gerais), que em 1903 já pensava em criar uma forma de amparo às famílias dos militares.

A concretização desses anseios veio em setembro de 1911, através da aprovação e publicação da a lei estadual nº 565, instituindo-se a caixa beneficente da força pública do Estado de Minas Gerais, com a finalidade de "Prover a subsistência das famílias dos oficiais e praças que falecerem...”. Desde então, o IPSM passou por inúmeras mudanças, a fim de ampliar os benefícios ofertados pela instituição.

Nos cento e onze anos do IPSM, há uma instituição que chegou até aqui buscando crescer de forma sustentável e ser reconhecida pela excelência do serviço prestado à família militar mineira.

Isso é possível com colaboradores preparados e parceiros comprometidos, trabalhando juntos em prol do bem-estar e qualidade de vida dos nossos beneficiários. É assim que o IPSM pretende seguir, agregando valor à vida das pessoas e proporcionando tranquilidade e segurança aos segurados, dependentes e pensionistas, que são sua razão de existir.

Como forma de preservar e cultuar as tradições e valores que sustentam as instituições militares em Minas Gerais, bem como de homenagear militares, civis e entidades que contribuíram com o engrandecimento dos serviços e atividades prestados pelo IPSM foi instituída, em 2019, a “Medalha Coronel Manoel Soares do Couto”, assim nomeada em deferência ao primeiro diretor-geral do IPSM.

Manoel Soares do Couto, filho de Joaquim Soares do Couto, nasceu em Vargem, subdistrito de Mariana, em 1875 e faleceu com 57 anos de idade. De acordo com arquivos da época, Coronel Manoel Soares do Couto era um cidadão culto, disciplinado e patriota. Serviu à Força Pública durante 37 anos e foi um dos profissionais mais prestigiados e queridos da época. Comandante com importantes predicados, era um oficial disciplinador e justo, pelo qual seus subordinados nutriam grande simpatia, ao passo que entre a oficialidade era considerado um oficial dedicado, leal e extremamente cumpridor de seus deveres, preocupado com o próximo, qualidades que o enalteciam perante a tropa e pares.

Nesse contexto, a “Medalha Coronel Manoel Soares do Couto” é uma honraria concedida aos que se destacam, seja pela responsabilidade, ética, dedicação e seriedade, valores indissociáveis à família militar mineira, contribuindo para a consecução dos objetivos institucionais do IPSM.

O Diretor-Geral do IPSM, coronel PM Fabiano Villas Boas, fez uso da palavra durante o ato solene: “Quero parabenizar a todos os agraciados que receberam a Medalha Coronel Manoel Soares do Couto. É com muito carinho que fazemos essa solenidade aqui hoje, e estamos comemorando esses 111 anos do IPSM hoje por conta do momento eleitoral. Desde a sua criação muitas histórias foram vividas por todos àqueles que por aqui passaram, atualmente nosso modelo de gestão que busca a sustentabilidade institucional, baseada em inovação e modernização, faz com que o IPSM seja tomado como exemplo para as situações nesse tipo de serviço. Inicio essa reflexão saudando todos que contribuem diuturnamente para a excelência da gestão do nosso IPSM, e a todas as famílias dos policiais e bombeiros militares. Quero parabenizar também a toda a diretoria, e a todos os colaboradores. Celebrar os 111 anos do IPSM, é honrar todos que pensaram, idealizaram, implementaram, construíram e fizeram crescer o que hoje consideramos ser o maior patrimônio da família militar mineira. Parabéns e muito obrigado.”

Além do Diretor-Geral do IPSM, coronel PM Fabiano Villas Boas, dentre as autoridades que compareceram na solenidade, estiveram presentes, o Desembargador Alexandre Quintino Santiago, o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais e presidente do Conselho de Administração do IPSM, coronel PM Rodrigo Sousa Rodrigues, o chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil/MG, Coronel PM Osvaldo de Souza Marques, o chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Coronel Erlon Dias do Nascimento Botelho.

Crédito fotos: Gabriel Coelho