Na manhã desta quinta-feira (18), o Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM) celebrou seus 114 anos de fundação com uma solenidade realizada no auditório da Academia de Bombeiros Militar (ABM). O evento reuniu autoridades civis e militares, além de pensionistas e familiares, em um momento marcado por tradição, reconhecimento e celebração da trajetória da instituição.

Com o tema “IPSM 114 anos: uma trajetória sustentada por todos”, a cerimônia relembrou a importância do Instituto como pilar essencial na promoção da qualidade de vida da família militar mineira. Criado em 1911, por meio da Lei Estadual nº 565, a então Caixa Beneficente da Força Pública nasceu de um ideal, consolidando-se, ao longo de mais de um século, como referência em previdência e assistência. O coronel chefe do Estado-Maior da Polícia Militar de Minas Gerais relembrou em seu discurso "a nobre iniciativa de um grupo de sargentos que idealizou uma sociedade de amparo aos militares e seus familiares".

A comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, em seu pronunciamento destacou que o IPSM simboliza segurança, amparo e cuidado.  “O IPSM garante aos nossos militares que vestem essa farda, que ao sair de casa, se não for possível voltar, nossas famílias estarão amparadas. Cabe a cada um de nós, portanto, proteger o nosso instituto cada vez mais, pois ele é o nosso grande patrimônio”, frisou a oficial.

Já o diretor-geral do IPSM contou sobre as histórias de lutas, construídas por gerações. “O IPSM surgiu há mais de um século, da coragem e da união de um grupo de militares que acreditou em algo maior do que eles mesmos. Não foi um ato individual, mas coletivo, inspirado por solidariedade e compromisso. ”

Homenagens

Durante a solenidade, foi entregue a Medalha Coronel Manoel Soares do Couto, instituída em 2019, em homenagem ao primeiro diretor-geral do IPSM. O chefe do Estado-Maior do CBMMG, coronel Moisés Magalhães de Sousa e outros militares da corporação foram agraciados com a honraria, que reconhece personalidades e instituições que contribuíram para o fortalecimento e engrandecimento dos serviços prestados pelo Instituto.

O evento também foi marcado pela celebração do Dia do Pensionista, reafirmando o compromisso do IPSM com aqueles que representam a continuidade da história dos militares mineiros.

Encerrando a solenidade, a Bombeiro Instrumental Orquestra Show apresentou uma homenagem musical, abrilhantando ainda mais o momento festivo.

Com 114 anos de trajetória, o IPSM segue firme em sua missão de garantir segurança, dignidade e amparo à família militar, mantendo viva a tradição e o espírito de união que marcaram sua criação.

Autoridades

Prestigiaram o evento, as seguintes autoridades: diretor-geral do Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais, coronel PM veterano Rodrigo de Faria Mendes; secretário-geral do governo, Marcel Dornas Beghini; comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan; chefe do Estado-Maior da PMMG, coronel PM Maurício José de Oliveira, representando o comandante-geral da PMMG; subcomandante-geral e chefe do Estado-Maior do CBMMG, coronel Moisés Magalhães de Sousa; controladora-geral adjunta do Estado, Luciana Cássia Nogueira; corregedor do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, desembargador coronel PM, Sócrates Edgard dos Anjos, representando o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais; assessor de Assistência à Saúde, coronel Peron Batista da Silva Laignier; diretora de Proteção Social da PM, coronel PM Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues.