A parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU/CISRU avançou ainda mais. Iniciou-se na última semana, na cidade de Conselheiro Lafaiete, o atendimento conjunto que conta com profissionais das duas instituições.

A princípio, a equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) do SAMU que, atualmente trabalha com 2 socorristas, terá em sua equipe um novo integrante, um militar do Corpo de Bombeiros. Essa integração, denominada guarnição mista, visa uma melhor atuação e agilidade nas ocorrências, com a integração das equipes, trabalhando juntas em prol da sociedade mineira.

Para que essa realidade fosse possível, houve um treinamento específico nas dependências do Núcleo de Educação Permanente do Complexo Regulador Macro Centro Sul, sediado em Barbacena, onde as equipes alinharam e padronizaram a melhor forma de atendimento.

Em um futuro próximo, todo empenho de serviço de atendimento pré-hospitalar (APH), será realizado pelo telefone de emergência 192 ou 193, e regulado pelo médico regulador do Samu, que verificará, conforme o caso, qual o recurso mais adequado para ser enviado a determinado tipo de ocorrência, seja através da USA (Unidade de Suporte Avançado), da USB (Unidade de Suporte Básico) ou da UR (Unidade de Resgate), atendendo o previsto na portaria do Ministério da Saúde 2040/2002.