O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) inaugurou no final desta tarde (4), as novas instalações da sede da 2ª Companhia Operacional de Bombeiros Militar, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O posto Avançado foi elevado a Companhia, sendo necessária a mudança de endereço para comportar a nova estrutura.

A solenidade, presidida pelo comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva, contou com a presença do governador do estado, Romeu Zema; do prefeito Rogério Avelar; dos deputados estaudais Laura Serrano, Guilherme da Cunha e Celise Laviola; do subsecretário de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Econômico, Douglas Cabido; do presidente da Associação dos Condomínios de Lagoa Santa, Maurício Nunes e demais autoridades civis e militares. 

O governador Romeu Zema destacou a importância de continuar investindo em segurança pública: "todos querem segurança e é essencial investir em proteção para viver e para trabalhar. Portanto, o avanço na segurança é extremamente importante para a sociedade e deve ter a participação dos gestores estaduais e municipais. Pois os mineiros merecem um estado responsável e que preste bons serviços", comentou o executivo estadual.  

Já o coronel Estevo, aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio e esforço do prefeito Rogério Avelar e também destacou a atenção do governador Zema para com o plano de expansão estratégico da corporação. Ele também mencionou o envolvimento da tropa: "nossa corporação é referência porque cada bombeiro militar deixa sua casa todos os dias para desempenhar sua profissão e o faz com dedicação, empenho, com amor e pelo nobre propósito de salvar vidas." concluiu o comandante dos bombeiros. 

Importante destacar que a ampliação da estrutura que comporta hoje a nova sede dos bombeiros no município teve o empenho e a dedicação pessoal dos gestores municipais e das parcerias privadas, que investiram de forma arrojada, oportunizando a disponibilização de um novo prédio e de uma configuração mais adequada às necessidades da Companhia. 

Em defesa da comunidade e do patrimônio

Lagoa Santa se destaca no vetor norte como uma das cidades de maior crescimento econômico e social, com relevante destaque nas áreas de turismo, hotelaria e gastronomia. A cidade ocupa relevante destaque no cenário mundial pelas contribuições históricas encontradas em suas terras, tornando-se o berço de uma das maiores descobertas da paleontologia moderna e contribuindo para o entendimento sobre a origem do homem nas américas. As novas instalações, bem como a elevação da unidade à Companhia otimizará o atendimento e garantirá mais segurança para a comunidade local.

Preservação da biodiversidade

A presença do Corpo de Bombeiros na região assegura maior proteção a fauna e flora, uma vez que o município possui em seus limites grandes unidades de conservação ambiental, como o Parque Estadual do Sumidouro, parte do refúgio da vida silvestre de Macaúbas e ainda é permeada pela rodovia MG 010, principal via de acesso ao Parque Nacional da Serra do Cipó que precisam de uma ação contundente para evitar a degradação pelas queimadas e outros riscos. 

Expansão 

A elevação do Posto Avançado à categoria de 2ª Companhia de Bombeiros Militar contribuirá com a ampliação na capacidade de atuação em ações de prevenção e potencialização das ações de resposta. A unidade contará com um efetivo local de 26 bombeiros militares e um total de 86, contando com militares de outros municípios da região.

A expansão da capacidade de atuação também está alinhada com o plano de crescimento do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, promovendo assim, o aumento da segurança e a diminuição do tempo de resposta no atendimento de seus moradores nos diversos tipos de ações de emergência.

A unidade funcionará ininterruptamente todos os dias da semana e, além de Lagoa Santa, será responsável pelo atendimento em mais cinco municípios da região; são eles: Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Morro do Pilar e Santana do Riacho.

Assim como na cidade de Lagoa Santa, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais continua trabalhando para levar o atendimento à toda a população do estado e fortalecer a presença institucional nos municípios mineiros.