Idosos ostentam a camisa de Bombeiros Sênior durante vacinação em Divinópolis

Início / Notícias Criado em: 08-04-2021 às 08h:42

O mundo tem aprendido a valorizar os idosos, especialmente com a chegada da pandemia, momento em que eles são o grupo de maior vulnerabilidade em relação à covid-19. Prioritários na vacinação, uma turma da melhor idade lá de Divinópolis mostrou o quanto estão sentindo falta do Bombeiro Sênior.

Durante um dia de vacinação no município, muitos deles foram flagrados comparecendo ao local de vacinação uniformizados com a camisa do projeto social, Bombeiro Sênior, que é oferecido pelo 10 º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM), conhecido como Guardião do Centro Oeste.

Vários homens e mulheres desfilaram com a camisa vermelha exibindo o carinho e o orgulho em fazer parte do projeto, bem como a ansiedade para um retorno em tempo oportuno. A saudade de rever os amigos bombeiros e os colegas de curso fizeram com que eles combinassem entre eles uma atitude que chamou a atenção de muita gente que passava pelo posto de vacinação. E é claro, também chamou a atenção dos militares que ficaram felizes ao ver o carinho demonstrado.

Para a sargento Viviane Silva Rabelo, a cena foi gratificante: “O sorriso mesmo que escondido pelas máscaras foi perceptível, assim como a esperança de que logo poderão estar de volta nas atividades presenciais do Bombeiro Sênior.” argumentou o militar.

O projeto

O Projeto de Responsabilidade Social Bombeiro Sênior, teve início em abril de 2006 e desde essa data permanece ativo. Divinópolis é a cidade pioneira nessa atividade.

O Bombeiro Sênior é focado no atendimento de pessoas idosas, acima de 60 anos, com algumas exceções em casos especiais. Suas ações são voltadas para inclusão social, melhoria da qualidade de vida e da saúde e autoestima do público-alvo, buscando promover o bem estar psicológico (emocional), social e corporal.

Estas ações compreendem uma série de atividades, principalmente, atividades físicas com indicação médica, com objetivo de oferecer oportunidade de reinclusão social, resgate da autoestima e valorização da pessoa idosa, diminuir o número de distúrbios psicológicos e suas doenças correlatas, tais como depressão, insônia, angústia, síndrome do pânico, etc.

O Projeto serviu e serve de exemplo para outras unidades do Corpo de Bombeiros, que se basearam no Bombeiro Sênior de Divinópolis e iniciaram o projeto em outras cidades, ampliando o número de idosos atendidos no estado de Minas Gerais.

Atualmente, 99 idosos fazem parte do projeto que neste mês completará 15 anos.

Devido à pandemia, desde março do ano passado, as atividades presenciais foram suspensas, já que os idosos fazem parte do grupo mais vulnerável à complicações causadas pela Covid19.

Durante esse período crítico, os encontros têm acontecido de forma online através de um aplicativo, porém com número reduzido de participantes, devido às dificuldades de acesso e manuseio da internet.